GESTÃO DE FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR (ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO)

Autores/as

  • Narcelio dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Maxweel Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Sueli Cavalcante UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.32813/rchv11n12018artigo8

Palabras clave:

Desenvolvimento Sustentável, Educação, Ensino Superior.

Resumen

As emergentes questões ligadas ao desenvolvimento sustentável tiveram suas origens nos movimentos de preservação do meio ambiente. Com a evolução da temática para formação de uma base sustentável, acrescentou-se, ao meio ambiente, as questões econômicas e sociais, os três itens formam juntos o tripé da sustentabilidade. A educação é tida como a principal fonte de conscientização da sociedade e propagação das ideologias do desenvolvimento sustentável, e as universidades colaboram nesse processo, disseminando o pensar e o agir sustentável, devendo elas próprias serem modelos de sustentabilidade, por meio de seus eixos de atuação (ensino, pesquisa, extensão e gestão). Este estudo objetivou desenvolver um método para analisar ações, aspectos e estratégias existentes dentro de uma Instituição Federal de Ensino Superior, que contribuem para a prática do Desenvolvimento Sustentável. De natureza qualitativa, trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, um estudo de caso que se complementa com a pesquisa documental. O presente trabalho permitiu dimensionar o desenvolvimento sustentável dentro de uma IFES, em suas diversas frentes de atuação. Após a aplicação do método proposto, e apesar da fase embrionária, verificou-se o interesse da Instituição em evoluir nas questões sustentáveis. Há um extenso caminho a ser percorrido, tendo em vista que, a preocupação com as futuras gerações perpassa os limites físicos da universidade.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Narcelio dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Graduado em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará (2007), especialista em
Administração de Recursos Humanos (UFC 2011), e mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação
Superior (UFC 2017). 

Maxweel Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Doutor, UFC-Docente do Departamento de Eng de Produção.

Sueli Cavalcante, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Doutor, UFC-Docente do Departamento de Administração.

Citas

• ALMEIDA, Fernando. O bom negócio da sustentabilidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

• BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento e meio ambiente: as estratégias de mudanças da agenda 21. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

• BRASIL. Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação. Disponível em: <[http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001399/139937por.pdf]>. Acesso em: 25 mar. 2015;

• BRUNSTEIN, Janete; GODOY, Arilda Schmidt; SILVA, Helio Costa. Educação para sustentabilidade nas escolas de administração. São Carlos: Rima, 2014.

• FOLADORI, Guilhermo. Limites do desenvolvimento sustentável. Campinas: Editora Unicamp, 2001.

• LEFF, E. Complexidade, Interdisciplinaridade e Saber Ambiental. In: PHILIPPI JR, A. Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus Editora, 2000. p. 19-51.

• MADEIRA, Ana Carla Fernandes Damião. Indicadores de sustentabilidade para instituições de ensino superior. 2008. 220 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia do Ambiente) – Universidade do Porto, Porto, 2008;

• MALHEIROS, Tadeu Fabrício; PÉREZ, Mario Alejandro; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce; ZUÑIGA, Christian Henríquez. Os desafios do tema sustentabilidade no ensino da pós-graduação. Brasília, DF, v. 10, n. 21, p. 537-552, 2013. Disponível em <http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/597>. Acesso em 05 set. 2016.

• MORAES, Orizimbo José. Economia ambiental: instrumentos econômicos para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Centauro, 2009.

• MORIN, E. Da necessidade de um pensamento complexo. In: Martins, F.M.; SILVA, J.M. (Org.). Para Navegar no Século XXI. 3.Ed. Porto Alegre: Sulina, Edipucrs, 2003. p.13-36;

• NUNES, Edson. Desafio estratégico da política pública: o ensino superior brasileiro. Rio de Janeiro, RJ, v. 41, n. especial, p. 103-147, 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/rap/v41nspe/a08v41sp.pdf>. Acesso em 07 set. 2016.

• PETROLA, Domingos Arthur Feitosa; NASCIMENTO, Verônica Salgueiro. Da transição de uma educação ambiental para a ideia de educação para a sustentabilidade. In: VIII Colóquio Internacional Paulo Freire, 8. 2013, Recife. Anais eletrônicos 2013. Recife: UFPe, 2013. Disponível em: <http://coloquio.paulofreire.org.br/participacao/index.php/coloquio/viii-coloquio/paper/view/99>. Acesso em 05 set. 2016.

• RABELO, Laudemira Silva; RABELO, Melca Silva; SANTOS, Narcelio José Marques; OLIVEIRA, Vladia Pinto Vidal. Os caminhos da Universidade Federal do Ceará na educação superior para o desenvolvimento sustentável. In: Seminário Reggen. 2013, Fortaleza: UFC, 2013. Disponível em http://www.seminarioreggen.ufc.br/revista/edicao-atual/5-trabalhos-apresentados/5-1-artigos/gt-c/os-caminhos-da-universidade-federal-do-ceara-na-educacao-superior-para-o-desenvolvimento-sustentavel. Acesso em 15 set. 2016.

• RABELO, Laudemira Silva; RABELO, Melca Silva; FREIRE, George Satander Sá Freire; OLIVEIRA, Vladia Ponto Vidal; LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales. A experiência do Prodema na pós-graduação brasileira: ciência para a sustentabilidade na UFC. Brasília, DF, v. 10, n. 21, p. 633 - 660, 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2013.416> Acesso em 29 set 2016.

• ROTH, Leonardo; ESPÍNDOLA, André Mauro Santos; SANTOS, Vivian Oliveira; DORION, Eric Charles Henri; FACHINELLI, Ana Cristina; SEVERO, Eliana Andréa. A estrutura do ensino superior no brasil. Florianópolis, SC, v. 6, n. 3, p. 111-126, 2013. Disponível em DOI: <http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n3p111>. Acesso em 07 set 2016.

• SAVITZ, Andrew W.; WEBER, Karl. A empresa sustentável: o verdadeiro sucesso é o lucro com responsabilidade social e ambiental. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

• SILVA, José Hamilton Gondim; GONDIM FILHO, José Hamilton; GONDIM, Darla Moreira. O futuro foi ontem?: uma leitura econômica sobre a insustentabilidade do desenvolvimento sustentável. Brasília: Qualidade, 2008.

• SILVA, Christian Luiz. Desenvolvimento sustentável: um modelo analítico integrado e adaptativo. Petrópolis: Vozes, 2006.

• SILVA, Sara Marli Magalhaes Belarmino. Histórias da universidade: trajetórias e experiências de docentes da universidade federal do ceará. 2014. 207 f. Tese (Doutorado em Educação)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.

• UFC – Universidade Federal do Ceará. Plano de Logística Sustentável 2013. Disponível em: < http://www.ufc.br/images/_files/gestao_ambiental/plano_de_logistica_sustentavel_ufc.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2016.

• UFC – Universidade Federal do Ceará. Anuário Estatístico 2015 - Base 2014. Disponível em: <http://www.ufc.br/images/_files/a_universidade/anuario_estatistico/anuario_estatistico_ufc_2015_base_2014.pdf>. Acesso em: 15 set. 2016.

• UFC – Universidade Federal do Ceará. Sistema de Controle Acadêmico-SIGAA. Disponível em: < https://si3.ufc.br/sigaa/portais/discente/discente.jsf>. Acesso em: 08 dez. 2016.

• VEIGA, José Eli. Desenvolvimento Sustentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

• VIEGAS, Socorro de Fátima da Silva; CABRAL, Eugênia Rosa. Práticas de sustentabilidade em instituições de ensino superior: evidências de mudanças na gestão organizacional. Florianópolis, SC, v. 8, n.1, p. 236-259, 2015. Disponível em <https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2015v8n1p236/28703>. Acesso em 05 set. 2016.

Publicado

2018-06-30

Cómo citar

dos Santos, N., Rodrigues, M., & Cavalcante, S. (2018). GESTÃO DE FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR (ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO). Revista De Ciencias Humanas, 11(1). https://doi.org/10.32813/rchv11n12018artigo8