ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DO JOGO XADREZ NO ÂMBITO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.32813/rchv11n12018artigo6Palabras clave:
Ensino de matemática. Recursos pedagógicos. Jogos. Xadrez.Resumen
O presente artigo objetiva analisar as contribuições no âmbito escolar de uma intervenção pedagógica usando o jogo Xadrez como recurso pedagógico, considerando o referencial adotado e uma aplicação real por meio de um projeto escolar. Os participantes dessa pesquisa são 29 alunos, com idades entre 11 e 12 anos, do 6º ano de uma escola pública municipal. Constatado inicialmente por meio de avaliações, observações e relatórios, graves problemas de aprendizagem, pouca motivação, falta de concentração e consequentemente a indisciplina, foi desenvolvido o jogo Xadrez nas aulas de matemática como tentativa de amenizar os problemas previamente verificados e contribuir para um ensino mais efetivo de matemática. O projeto foi efetivamente realizado em três etapas em um período de oito meses. A análise dos resultados leva em consideração as médias escolares dos participantes ao longo do processo e os relatórios desenvolvidos nos conselhos escolares. Dessa forma, pode-se comprovar que as atividades escolares que envolvem o jogo Xadrez apresentam resultados satisfatórios no que tange ao desenvolvimento pleno dos estudantes.
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