USO DO ROBÔ ESCOVA PARA A INICIAÇÃO DE CRIANÇAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO LETRAMENTO CIENTÍFICO
DOI:
https://doi.org/10.32813/rchv10n22017artigo9Palabras clave:
Letramento científico. Aprendizagem Baseada em Projetos. Robô Escova.Resumen
Acredita-se que o processo de iniciação de crianças no letramento científico interfere intimamente na formação de adultos capazes do "fazer ciência", ou seja, cidadãos que compreendem a importância da crítica, da curiosidade, das descobertas, dos experimentos e da criação. A presente pesquisa investiga se há a possibilidade de inserir o processo de letramento científico no 5º ano do Ensino Fundamental, despertando a curiosidade pela ciência por meio de atividades instigantes, resolução de problemas e exploração dos fenômenos naturais. Para o andamento desta pesquisa, foi realizado um estudo de caso em Lorena, numa escola da rede privada tendo os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental como público alvo, utilizando como metodologia de ensino a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Ao decorrer do presente trabalho, pode-se observar a discussão sobre conceitos de artes, matemática, ciências e física que não estão presentes no currículo do 5º ano, no entanto, os alunos demonstraram facilidade em sua compreensão, pois foram apresentados de maneira contextualizada e motivadora. Mediante análise dos dados levantados verificou-se que tarefas pedagógicas associadas a propostas instigantes devem ser utilizadas com crianças do 5º ano do Ensino Fundamental, pois despertam a curiosidade e emergem o protagonismo de cada educando.
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