A interdisciplinaridade do conceito de Representações Sociais de Serge Moscovici
DOI:
https://doi.org/10.32813/rchv11n12018artigo1Palabras clave:
Representações Sociais. História. Ideologia. MídiaResumen
O presente artigo aborda a Teoria das Representações Sociais, estabelecida por Serge Moscovici, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, buscando critérios para o uso dessa teoria em pesquisas históricas, através do diálogo entre a obra de Moscovici com importantes linhas teóricas da historiografia. Busca-se também uma forma de aproximar os conceitos de Representação Social e Ideologia, pois tal aproximação permite identificar as relações de poder existentes na criação e na disseminação das representações. Para evidenciar o modo como as representações sociais podem transmitir ideologias é analisado o papel da mídia e o modo como esta exerce pressão sobre a dinâmica das representações predominantes no chamado senso comum.
Métricas
Citas
BARATA, A. M. Sociabilidade maçônica e indepêndencia do Brasil (1820-1822). In JANCSÓ, I (org.) Indepedência: História e Historiografia, São Paulo, Hucitec, 2005.
BLOCH, M. Os reis taumaturgos: o caráter sobrenatural do poder régio, França e Inglaterra. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
BURKE, P. A escola dos Annales. São Paulo: Unesp, 1992.
CABECINHAS, R. “Representações Sociais, relações intergrupais e cognição social” In: Paidéia, 2004, 14 (28), 125 – 137.
CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil. O longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
CHARTIER, R. “O mundo como representação” In: Estudos Avançados, vol.5, no.11, São Paulo Jan./Abr.1991.
CHAUÍ, M; FRANCO, M. S. C. Ideologia e mobilização popular. São Paulo: CEDEC/Paz e Terra, 1978.
FEBVRE, L. O problema da incredulidade no século XVI. A religião de Rabelais. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
FONSECA, R. A representação social da mídia e da liderança por líderes e potenciais líderes. Taubaté: Dissertação de Mestrado, UNITAU, 2007.
GRAMSCI, A. El materialismo histórico y la filosofia de Benedetto Croce. Buenos Aires: Lautaro, 1958.
GRECA, A. A representação social da mídia e da comunidade do entorno sobre a Petrobrás/REVAP. Taubaté: Dissertação de Mestrado, UNITAU, 2009.
GUARESCHI, P. A. “Representações Sociais e Ideologia” In: Revista de Ciências Humanas, Florianópolis: EDUFSC, Edição Especial Temática, p.33-46, 2000.
KIENTZ, A. Comunicação de Massa: Análise de Conteúdo. Rio de Janeiro: Eldorado, 1973.
LAGO, B. Comunicação, Educação e Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Gernasa, 1971.
LEVI-STRAUSS, C. O pensamento selvagem, São Paulo: Ed. Nacional, 1976.
MEDEIROS, M. M. Informação e representações sociais: um estudo exploratório com familiares de portadores de sofrimento mental. Belo Horizonte: Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação), Universidade Federal de Minas Gerais, 2005.
MORIGI, V. J. “Teoria Social e comunicação: Representações sociais, produção de sentido e construção dos imaginários midiáticos”. Revista Eletrônica E-Compos. Edição 1. Dezembro de 2004. Disponível na Internet: http://www.compos.org.br/e-compos .
MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Trad. por Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
________________. Representações Sociais: Investigações em Psicologia Social. Trad. Pedrinho A. Guareschi. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
ROUANET, S. P. Imaginário e Dominação, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1978.
SODRÉ, N. W. História da imprensa no Brasil, 4 ed., Rio de Janeiro: Mauad, 1999.
VAINFAS, R. “Moralidades brasílicas: deleites sexuais e linguagem erótica na sociedade escravista” In: Laura de Mello e Souza. (Org.). História da Vida Privada no Brasil. 6 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, v. 5, p. 221-274.
VALA, J. “Representações Sociais: Para Uma Psicologia Social do Pensamento Social”. In: VALA, Jorge e MONTEIRO, Maria Benecdita (Org.). Psicologia Social, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993.
WERNECK, I. E.: Quando os jovens viram notícia de jornal? Uma análise das representações sociais na mídia In: Revista Iberoamericana de Educación, nº 36/12, 2005.
XAVIER, R. “Representação social e ideologia: conceitos intercambiáveis?” In: Psicologia e Sociedade; 14 (2): 18-47; jul./dez.2002
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.