AMBIENTE, MÍDIA E SOCIEDADE: A DIFUSÃO DAS IDEIAS ECOLÓGICAS NO BRASIL

Autores/as

  • Antonio Teixeira de Barros Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR) http://orcid.org/0000-0002-3061-8202

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2016.v9.n2.a320

Palabras clave:

Ecologia e sociedade. Ecologia e media. Ambiente e sociedade. Media, ambiente e política.

Resumen

Analisa a relação entre ambiente e mídia e sociedade, com foco específico na divulgação das ideias ecológicas pelos meios de comunicação no Brasil, no contexto recente (1990-2010), com base no conceito de mediatização como processo social de referência. Isso implica examinar como se deu tal processo do ponto de vista histórico e processual, ou seja, que fatores explicam a hegemonia da mídia no contexto atual como principal meio em termos de visibilidade ambiental no Brasil? O que contribuiu para tal relevância? Quais os impactos da mediatização na configuração do pensamento ambiental e nas suas fontes de informação? Conclui-se que a ampla difusão das ideias ecológicas no Brasil nas últimas décadas se deve a vários segmentos que atuaram em cooperação com os medias, tais como o Estado, a comunidade científica, o empresariado do ramo dos negócios ambientais e o terceiro setor. 

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Biografía del autor/a

Antonio Teixeira de Barros, Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR)

Doutor em Sociologia. Docente e pesquisador do Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR)

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Publicado

2016-12-29

Cómo citar

de Barros, A. T. (2016). AMBIENTE, MÍDIA E SOCIEDADE: A DIFUSÃO DAS IDEIAS ECOLÓGICAS NO BRASIL. Revista De Ciencias Humanas, 9(2), 126-141. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2016.v9.n2.a320