INTERNET NA COMUNICAÇÃO SINDICAL
Resumen
A Internet é uma mídia nova e que cresce cada vez mais no mundo inteiro. A força e o poder de alcance dessa ferramenta é objeto de pesquisa nas mais diversas áreas. Hoje é incabívelpensar em Comunicação sem colocar a rede mundial de computadores como uma das principais mídias a ser utilizada. As múltiplas formas de aplicação da internet são abordadasnesta pesquisa, mais precisamente na Comunicação de duas entidades sindicais da Região do Vale do Paraíba/SP: o sítio do Sindicato dos Bancários de Taubaté e Região e do Sindicatodos Bancários de São José dos Campos e Região. Com a hipótese de os dois sindicatos não estarem fazendo o uso adequado de diversas ferramentas da internet, esta pesquisa busca responder como a utilização desses recursos, mais precisamente da Web 2.0, afetaria ou poderia contribuir com a Comunicação Sindical. O termo Web 2.0 se refere a uma suposta segunda geração de serviços de internet, muito mais comprometida com a participação do usuário e a construção coletiva da informação. Neste aspecto, a pesquisa procura estabelecer, por meio de Análise de Conteúdo, quais as principais falhas nos sítios analisados, as dificuldades e também apontar as prováveis soluções. Os sítios foram analisados diariamente em um período de sete dias. A análise foi dividida em categorias como navegabilidade, usabilidade, elementos multimídias, conteúdo jornalístico, interação, entre outros elementos. Os resultados finais comprovam a hipótese de que há carência de interatividade e de recursos multimídias nos sítios analisados. Também se detectou que as principais razões para conceito de Web 2.0 não ser aplicado nos sítios, é que a tecnologia ainda é nova e os profissionais de Comunicação que trabalham nas entidades sindicais não possuem formação e conhecimentos suficientes para utilizá-las. Apesar dos inúmeros problemas encontrados, os canais analisados cumprem, de maneira regular, a sua função primordial, que é a de levar informação ao seu público.Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.