Erosão dos solos e urbanização nos bairros da região nordeste de Guaratinguetá: um estudo de caso utilizando imagem Ikonos
Resumen
Neste trabalho, procurou-se analisar o problema das feições erosivas existentes nos bairros da região nordeste da cidade de Guaratinguetá, sua relação com o processo de expansão urbana no local e os eventos relativos à deficiência de drenagem de áreas urbanizadas. Inicialmente, procurou-se destacar o problema dos processos erosivos e suas características. Foram abordados os aspectos facilitadores da ação da erosão e a sua relação com a degradação dos solos e do meio ambiente. No segundo momento analisou-se o fenômeno da ocupação e da expansão urbana e sua ligação com os processos erosivos. Foram verificadas as conseqüências da ocupação de áreas suscetíveis a tais processos e de que forma as ações intervenientes poderiam amenizar tais problemas. Como ferramenta de análise, utilizou-se um Sistema de Informação Geográfica (SPRING), no tocante ao mapeamento e quantificação dos eventos. Para elaboração de uma base cartográfica que satisfizesse a escala de análise, utilizou-se uma imagem Ikonos, da área urbana de Guaratinguetá, obtida no ano de 2000, disponibilizada pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal. Dessa forma, verificou-se que a ocupação urbana corresponde a 75,6% do total da área estudada. Dos 24,4% de área remanescente, 27,7% apresentam problemas relativos a processos erosivos, encontrando-se erosões em todos os seus estágios de evolução. Com base nas informações obtidas da imagem Ikonos, foi possível verificar que aproximadamente 82,1% da área estudada apresenta problemas relativos a drenagem pluvial que estão diretamente ligados à forma de ocupação local e aos processos erosivos existentes na área.Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.