A incidência dos press-releases da prefeitura de Pindamonhangaba no jornal Tribuna do Norte

Autores/as

  • Fabricio Bicudo de Oliveira

Palabras clave:

Comunicação Governamental, press-release, jornal Tribuna do Norte

Resumen

Esta monografia tem como foco analisar a incidência de press-releases desenvolvidos pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba nas edições do jornal Tribuna do Norte. Utiliza-se a metodologia Análise de Conteúdo para estudar oito edições sequenciais do jornal entre os meses de junho e julho de 2011. A análise qualitativa mostrou que a interferência administrativa da Prefeitura do município no jornal fez com que o impresso se tornasse uma ferramenta de marketing da assessoria de imprensa, ao publicar textos tendenciosos que visam enaltecer as atividades do Executivo. Situação que se agrava quando não há na cidade outros veículos que possam ser contrários às verdades construídas com os press-releases publicados. De maneira quantitativa, observa-se uma grande incidência de press-releases da Prefeitura nas páginas do jornal Tribuna do Norte. Criando no leitor a sensação de que o texto jornalístico é fruto de um trabalho imparcial, quando na verdade é um jornalismo voltado à interesses.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2013-05-26

Cómo citar

Oliveira, F. B. de. (2013). A incidência dos press-releases da prefeitura de Pindamonhangaba no jornal Tribuna do Norte. Revista De Ciencias Humanas, 4(2). Recuperado a partir de https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/21

Número

Sección

Artículo original