A importância da assessoria de imprensa na divulgação de movimentos sociais: Estudo de caso sobre a CPMF
Palabras clave:
Assessoria de Imprensa, movimentos populares, opinião públicaResumen
A importância do trabalho realizado pela Assessoria de Imprensa na divulgação de movimentos sociais idealizados pela sociedade organizada é o tema central desse trabalho. Para isso, será realizado um estudo de caso sobre as estratégias de comunicação que proporcionaram o sucesso obtido por quatro entidades líderes do movimento “Sou Contra a CPMF” (Associação Comercial de São Paulo, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Ordem dos Advogados do Brasil Secção São Paulo e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo). A mobilização contou com o apoio da imprensa nacional, ao divulgar maciçamente os eventos realizados por dez meses. Por trás disso, um planejamento de divulgação eficiente por meio das assessorias foi extremamente importante para o “não” à CPMF ganhar força em todo o país. O movimento teve início no mês de março de 2007 e contou com diversos atos públicos para reunir assinaturas por meio de um abaixo assinado, posteriormente levado ao Congresso Nacional, pressionando assim os parlamentares para votarem contra a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, após 11 anos de sua criação.Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.