O Ensino por meio de Projetos

Autores/as

  • Kátia Machado Carvalho Pereira Pedagoga pela Universidade de Taubaté – UNITAU
  • Renata Michele Rodrigues da Cunha Aluna do Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté – UNITAU.
  • Eliane Freire de Oliveira Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e docente do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté

Palabras clave:

Educação Infantil, Projetos, Metodologia.

Resumen

Esta pesquisa focaliza-se em projetos como ferramenta de ensino, visando ao processo ensino-aprendizagem. O trabalho por meio de projetos de ensino nos traz vários benefícios e alternativas metodológicas, pois os alunos poderão considerar o conhecimento como algo globalizado, abrindo espaço para diversos trabalhos que unem os eixos propostos para a educação. O trabalho do aluno é valorizado, e ele tem oportunidades de aprender e tornar este aprendizado significativo, fortalecendo a função social da escola. Para a elaboração de um projeto é preciso planejar, dialogar, e construir o que se pretende. Assim, o aluno terá mais oportunidades de construir seu conhecimento de uma forma que o instigue, pois ao final de cada projeto haverá um empreendimento, que permitirá ao aluno apresentar sua participação neste trabalho. Portanto, o interesse do aluno é resgatado a partir de assuntos de sua própria realidade e assim o aprendizado acontece de forma prazerosa e significativa para todos os envolvidos.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2014-07-14

Cómo citar

Pereira, K. M. C., da Cunha, R. M. R., & de Oliveira, E. F. (2014). O Ensino por meio de Projetos. Revista De Ciencias Humanas, 7(1). Recuperado a partir de https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/127