Resenha da Obra “Pequena Introdução à Filosofia da Educação: Escola Progressiva ou a Transformação da Escola” de Anísio Teixeira

Autores/as

  • Vania Marques Cardoso Uninove

Palabras clave:

Filosofia. Educação. Liberdade. Democracia. Escola Nova, Nova Educação

Resumen

Em 1971, morre Anísio Teixeira, edita-se uma “nova” LDB (Lei 5692/71) que desmonta o pouco de democrático, libertário e avançado que Anísio e seus companheiros do “Manifesto dos Pioneiros” de 1932 haviam conquistado na anterior (Lei 4024/61). A edição aqui resenhada é também de 1971 e discute as principais ideias presentes no livro: a relação entre filosofia e educação em torno da crítica à escola como mera reprodutora de conteúdos, que pouco contribuem para responder aos desafios da sociedade em constante mudança, e a defesa da organização escolar com foco na autonomia crítica do aluno e na construção de uma democracia, que valorize a personalidade humana, a expressão de valores individuais e o respeito pelos valores de todos, enfim, a formação integral do sujeito para a cidadania, como hoje se apresenta nos discursos oficiais das políticas públicas, nem sempre refletidos na escola.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Vania Marques Cardoso, Uninove

Vania Marques Cardoso, licenciada em Pedagogia no Brasil e em Ciências da Educação em Portugal, pós-graduada em educação nas áreas de gestão, coordenação e supervisão escolares e políticas públicas em educação, é mestranda da Uninove.

Publicado

2014-07-14

Cómo citar

Cardoso, V. M. (2014). Resenha da Obra “Pequena Introdução à Filosofia da Educação: Escola Progressiva ou a Transformação da Escola” de Anísio Teixeira. Revista De Ciencias Humanas, 7(1). Recuperado a partir de https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/117