OS FANZINES DA BAIXADA FLUMINENSE NO ENSINO DE GEOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO: NARRATIVAS E GRAFIAS DOS BAIRROS
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2020.v13.n1.a587Keywords:
ensino de geografia, Rebio Tinguá, Cartografia SocialAbstract
A pesquisa contextualiza novas práticas docentes no ensino de geografia, realizadas a partir de experiências vividas por meio de oficinas ofertadas durante a formação de profissionais que vão trabalhar com o ensino de geografia na escola básica, especialmente com alunos dos cursos de licenciatura em Geografia e em Pedagogia da UFRRJ. O objetivo principal da pesquisa é analisar como os alunos de graduação em Geografia e Pedagogia utilizaram as diferentes linguagens gráficas para organizar seus fanzines no ensino de geografia. A metodologia é qualitativa e embasa-se na leitura específica e na realização de oficinas. A história dos bairros é contada pelos alunos que em sua maioria na Baixada Fluminense, permitindo a produção de um recurso didático ímpar e relevante para se trabalhar nas aulas de geografia na escola básica.
Metrics
References
AZEVEDO, Patrícia B. Tornar-se Professor de História: narrativas dos alunos da graduação de história PARFOR/UFRRJ sobre as práticas de letramento. Anais. XXVIII Simpósio Nacional de História. Florianópolis, UFSC, 2015, pp. 1-10.
BARBOSA, Alexandre S. Fanzines na Escola Pública: Motivando Alunos em Aula de Escrita em LE. Fortaleza, Universidade Estadual do Ceará, 2007.
BRASIL. Conteúdos de Geografia: Critérios de Seleção e Organização; Geografia e Temas Transversais. In: BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental – Geografia. Brasília, MEC, 1998.
FRANCO, Fábio P. Geografia e ensino: a elaboração de fanzines como possibilidade na construção do conhecimento. 2014. 271p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Porto Alegre/RS, 2014. 271p. Disponibilizado no repositório digital Lume em
[http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/108708/000949344.pdf?sequence=1]. Acesso em 11/10/2015 às 12h35min
____________________. Construindo Fanzines: reconhecendo os lugares dos alunos por meio da produção de textos e de imagens. 2010. Graduação (Bacharel em Geografia) – Pontifícia Universidade Católica (PUC), Porto Alegre/RS, 2010. 66p. Disponibilizado na Revista de Graduação da PUC/RS, vol. 4, nº1, 2011 em
[http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/8688/6138]. Acesso em 11/10/2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 19ª ed. São Paulo, Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50ª ed. São Paulo, Paz e Terra, 2011.
OLIVEIRA, Edina C de. Prefáceo. In. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1997, pp.10-13.
GUIMARÃES, Edgar. Fanzine. João Pessoa, Marca de Fantasia, 2005.
MAGALHÃES, Henrique. A nova onda dos fanzines. João Pessoa, Marca de Fantasia, 2004.
___________________. A Mutação Radical dos Fanzines. Anais. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM). Belo Horizonte, set. 2003. Disponível em: <http://intercom.locaweb.com.br/papers/congresso2003/ nucleos_np16.shtml>. Acesso
em: 2 set. 2012.
MUNIZ, Celina (Org.). Fanzines: autoria, subjetividade e invenção de si. Fortaleza, UFC, 2010.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: Princípios e Procedimentos. 4ª. Ed. São Paulo, Pontes, 2002.
REVOREDO, Paula e ROQUE, Janaína P. A geografia e o fanzine contribuindo para a mudança da atual realidade de violência escolar. In GÓES, Rose M. F. (Org.) Educando para sensibilidade: combate à violência e o preconceito na escola. Presidente Prudente, Departamento de Educação - FCT/UNESP, 2009.
Disponibilizado em [http://www.unesp.br/prograd/ENNEP/Trabalhos %20em%20pdf%20-%20Encontro%20de%20Ensino/T17.pdf]. Acesso em 11/10/2018.
SANTOS, Clézio e SOUZA, Flávia da S. Os fanzines como recurso didático no ensino médio nas aulas de geografia. Anais. III Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento. Taubaté, UNITAU, 2014.
SANTOS, Dionys M. dos. O fanzine como recurso didático pedagógico no ensino de geografia.
Disponível:http://professorvirtual.org/site/wp-ontent/uploads/sites/2/2013/12/Fanzine-como-Recurso-Did%C3%A1tico-Pedag%C3%B3gico-no-Ensino-de-Geografia.pdf. Acessado em 12/02/2018.
SANTOS NETO, Elydio. O que são histórias em quadrinhos poético-filosóficas? Um olhar brasileiro. In Visualidades – Revista do Programa de Metrado em Cultura Visual da FAV/UFG. Vol.7, n.1, Jan./Jun. 2009 – Goiânia, UFG, 2009, pp.68-95.
SANTOS NETO, Elydio e SILVA, Marta R. P. Histórias em Quadrinhos e Práticas Educativas. São Paulo, Criativo, 2013. SOUSA NETO, Manoel F. de. Aula de Geografia e Algumas Crônicas. Campina Grande: Bagagem, 2008.
SOUZA, Flávia da S. Os fanzines no ensino médio de geografia na Baixada Fluminense: uma prática interdisciplinar. In SANTOS, Clézio (Org.) Diálogos e Práticas Disciplinares, Interdisciplinares e Transdisciplinares no Ensino de Geografia na Escola Básica. Nova Iguaçu, IM/UFRRJ, 20015, pp.93-102.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista Ciências Humanas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The publications of the Human Sciences Journal are registered under the Creative Commons Attribution CC-BY license.
1. The contents of the manuscripts are the exclusive responsibility of their author.
2. It is allowed the total or partial reproduction of manuscripts published in the journal, provided that the source is cited.
3. When submitting their manuscript to the Journal, the authors certify that they are of their own authorship and unpublished (not published in any digital or printed media).
4. The copyright of the articles published in the Journal are of the author, with first publication rights reserved for this journal.
5. For disclosure purposes, the Journal may replicate the works published in this journal in other media, such as social networks (Facebook, Academia.Edu, etc.).
6. The Journal is of public access, therefore, the authors who submit manuscripts agree that they are of free use.
7. In case of any illegality, fraud, or other attitude that puts in doubt the honesty of the publication, especially the practice of plagiarism, the manuscript will be automatically rejected.
8. If the manuscript has already been published, it will be immediately removed from the base of the Journal, its citation linked to the Journal will be prohibited and the cancellation of the referred publication shall be reported in the next issue of the one in which the article was published. In case of the procedure for the withdrawal of the paper the authors will be informed beforehand, being guaranteed the right to a broad defense.
9. The personal data provided by the authors will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.