PERCEPTIONS AND CONTRIBUTIONS OF CONTINUING EDUCATION IN THE VOICE OF CHILDHOOD EDUCATION TEACHERS

Authors

  • Daniela Cristina Beraldo dos Santos Silva Universidade Estácio de Sá e Universidade de Taubaté
  • Maria Aparecida Campos Diniz Universidade de Taubaté https://orcid.org/0000-0002-1934-5231

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2020.v13.n2.a551

Keywords:

Formação Continuada, Educação Infantil, Profissão Docente

Abstract

This study refers to an excerpt of the researcher’s master’s dissertation, which has the title: “YES, I AM A TEACHER: continuing education in the view of the teacher of early childhood education”, defended in February 2019, and for the purpose of identifying and understanding the view of teachers working in Early Childhood Education, with regard to continuing and in-service training in which they participate and whether it contributes or not to their profession. For that, we opted for a descriptive research, with a qualitative approach, in which the reach of the data took place through semi-structured interviews and reports of teaching professional life, expressed in reflective diaries, supported by autobiographical narratives. Seven teachers from the municipal network of a city in Vale do Paraíba Paulista were interviewed, one from each region of the city, two in the south, a region that has the largest number of early childhood schools. The data obtained were studied using the content analysis methodology and interpreted based on the theoretical contributions of authors such as Freire (2019), Nóvoa (2017), Oliveira (2017), Angotti (2014), Gatti (2010), Marcelo García (2009) among others. The analysis of the data revealed that the teachers recognize that the continuing education program offered by the said municipal network contributed to their profession, with regard to opportune moments for study, exchange of experiences, reflection on the practice. The voices of the 7 participating teachers also expressed their desire for greater participation in the training processes, emphasizing that they must include the exchange of teachers with peers from other school units, specialists and researchers in education, in addition to being subjects of this training, with authorship and autonomy in designing it based on the real needs that emerge from your work.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Daniela Cristina Beraldo dos Santos Silva, Universidade Estácio de Sá e Universidade de Taubaté

Doutoranda em Educação: Universidade Estácio de Sá/Universidade de Taubaté (2019). Mestre em Desenvolvimento Humano: Contextos, Práticas Sociais e Desenvolvimento Humano - Universidade de Taubaté (2019). Graduada em Artes Visuais - FAMOSP (2015). Especialista em Psicopedagogia Clínica - Centro Universitário Claretiano (2011). Especialista em Psicopedagogia Institucional - Centro Universitário Claretiano (2008). Licenciada em Pedagogia: Docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Orientação e Supervisão Escolar - Faculdade de Educação Thereza Porto Marques - Jacareí - SP (2005). Professora: Magistério - Instituto de Educação Thereza Porto Marques - Jacareí - SP (1993). Atua na Educação desde 1994, foi docente da Educação Básica, Orientadora Educacional e Pedagógica. Atendeu crianças com dificuldades de aprendizagem, em consultório particular (2011 a 2017), cessando temporariamente essa atividade para poder se dedicar ao mestrado. Foi docente do Ensino Superior (2011 a 2017). É Orientadora do polo UNIVESP, São José dos Campos, que funciona dentro da Universidade Aberta do Brasil, no Centro de Formação do Educador Leny Bevilacqua.

Maria Aparecida Campos Diniz, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1983), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), doutorado (2000) e Pós-doutorado em Educação: Psicologia da Educação (2004-2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com pesquisa realizada sobre o tema "A Constituição dos Saberes, o Pensar e o Agir mais Resiliente na Gestão: Percursos de Formação e Desenvolvimento Profissional", sob orientação da Profª Drª Vera Maria Nigro de Souza Placco. Foi professora colaboradora doutora da Universidade de Taubaté, no quadro docente efetivo do Departamento de Pedagogia. Foi membro do Conselho Universitário da UNITAU, Coodenadora Geral da Central de Estágios (2006-2010) e responsável pela Coordenação Pedagógica da Educação a Distância na Universidade de Taubaté (2006-2011). Ocupou o cargo em comissão de Diretora na Secretaria de Educação Municipal de Taubaté, entre janeiro de 2012 a novembro de 2014. Atualmente atua como: pesquisadora e coordenadora de projetos de pesquisa financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional CAPES e PIBID; coordenadora do grupo de pesquisa e linha 3 e docente do Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Politicas e Práticas Sociais; professora dos cursos de pós-graduação em diversas áreas com a disciplina Didática e Metodologia do Ensino Superior e Psicologia da Educação e do Desenvolvimento e Programas de Formação Continuada numa parceria da Universidade com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; atuou como coordenadora do curso de Pós-graduação em Gestão Escolar para formação de profissionais da educação para Administração, Planejamento, Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional para Educação Básica; atuou também como professora adjunta e pesquisadora do Centro Universitário Modulo e da Universidade Cruzeiro do Sul e exerceu a função de assessora de relações institucionais pela Fundação Universitária de Taubaté (FUST). Atualmente: (i) orienta alunos do Programa de Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Humano e Mestrado Profissional em Educação, ambos pela UNITAU; e (ii) coordena curso de graduação na Faculdade Dehoniana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional e Formação Continuada, especialista nos seguintes temas: Desenvolvimento humano, aprendizagem e cognição do adulto, formação profissional docente, constituição dos saberes pedagógicos, gestão escolar e resiliência.

References

ARAGÃO, Milena; KREUTZ, Lúcio. Representações sobre a atuação docente na educação infantil. Revista de Educação da PUC, Campinas, v. 18, p. 9-17, jan./abr. 2013.

AZEVEDO, Priscila Domingues de. O conhecimento matemático na Educação Infantil: O movimento de um grupo de professoras em processo de formação continuada. 242 f. (Tese de Doutorado em Educação). São Carlos, Universidade Federal de São Carlos, 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BARROS, Bruna Cury de. Ser professora iniciante na Educação Infantil: aprendizagens e desenvolvimento profissional em contexto de enfrentamentos e superações de dilemas. 159 f. (Dissertação de Mestrado em Educação Escolar). Araraquara, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2015.

BARROS, Rozane Marcelino de; MEDEIROS, Cristina Carta Cardoso de. A Formação continuada em serviço dos profissionais atuantes nos centros municipais de educação infantil: estudo de caso na cidade de Curitiba. Revista Poiésis. Unisul, Tubarão, v.8, n.14, p. 468 a 487, jul./dez. 2014.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília: Senado Federal, 1989. 336 p.

_______. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília: MEC, 2009.

_______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. In: BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília: MEC, 2009. p. 80-71.

_______. Lei de Diretrizes e Bases Nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 1996. 58 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 43ª Edição, São Paulo: Paz e Terra, 2014. 144 p.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Continuada de Professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? São Paulo, Editora Cortez, 2009.

MENDES, Rosane Penha. et al. Formação continuada e prática pedagógica: O que pensam as professoras que atuam na pré-escola. Educação: Teoria e Prática. Rio Claro, Vol. 26, n.51/ p. 97-111/ jan. /abr. 2016.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

MONÇÃO, Maria Aparecida Guedes. Gestão Democrática na Educação Infantil: o compartilhamento da educação da criança pequena. São Paulo: USP, 2013.

NÓVOA, Antonio. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, Antonio. (org.). Vidas de professores. Porto: Porto, 2007.

OLIVEIRA, Zilma Maria Ramos de. O trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Biruta, 2017.

ROMANO, Erica Carolina. Concepções e Corporeidades Docentes na Educação Infantil. 200 f. (Dissertação de Mestrado em Educação Escolar) Araraquara, UNESP, 2015. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/127887. Acesso em 12. Ago. 2017.

SARRAIPO, Maria Aparecida dos Santos. Formação Continuada e Desenvolvimento Humano: análise do programa de aperfeiçoamento profissional do governo do Estado de São Paulo. 151 f. (Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Humano) Taubaté, UNITAU, 2014. Disponível em: https://mpemdh.unitau.br/wp - content/uploads/2012/dissertacoes/Maria-Aparecida-dos-Santos-Sarraipo.pdf . Acesso em 17. Jun. 2017.

Published

2020-08-31

How to Cite

Beraldo dos Santos Silva, D. C., & Campos Diniz, M. A. (2020). PERCEPTIONS AND CONTRIBUTIONS OF CONTINUING EDUCATION IN THE VOICE OF CHILDHOOD EDUCATION TEACHERS. Human Sciences Journal - RCH, 13(2). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2020.v13.n2.a551