A PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS ALUNOS DE UMA DISCIPLINA DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE FORMADORES, DA PUC-SP: o sabor da autoria
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n2.a535Keywords:
Produção Acadêmica. Mestrado profissional em educação. Diário de Itinerância. Estratégia de Formação.Abstract
Neste artigo discutimos as contribuições advindas da elaboração e publicação de uma produção acadêmica por alunos participantes de uma disciplina do curso de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores da PUC-SP. A disciplina tem por objetivo incentivar a apropriação dos saberes de maneira crítico-reflexiva, abrangendo a vida cotidiana da escola e os conhecimentos derivados da experiência dos formandos. Várias estratégias foram empregadas ao longo da Disciplina. Uma foi avaliada pelos alunos como potencialmente mobilizadora: o Diário de Itinerância; dispositivo que permite o resgate das memórias afetivas como alavanca para o trabalho com textos teóricos, oportunizando a teorização da prática. A experiência da utilização do Diário de Itinerância mobilizou o grupo de 30 alunos a publicar um livro contendo a coletânea de seus textos. Para avaliar a contribuição dessa experiência para o desenvolvimento cognitivo-afetivo dos estudantes, foi elaborado um questionário com objetivos de reconhecer a possibilidade do uso do diário de itinerância como estratégia formativa e identificar na voz de formadores de professores os significado e sentidos construídos sobre essa produção acadêmica. Os dados foram analisados com base nos princípios da Análise de Discurso e fundamentados em autores do campo da formação docente. Dentre as apreciações dos alunos destacaram-se: o processo reflexivo resultante de narrar suas próprias experiências relacionando-as com o referencial teórico discutido durante a disciplina, garantindo maior interesse e intimidade com o texto lido; a ressignificação dos saberes e práticas, percebendo que suas trajetórias profissionais fornecem um universo de ideias que possibilitam analisar os dilemas da formação docente.
Metrics
References
ALMEIDA, Laurinda R. Ensino Noturno – Memórias de uma experiência. São Paulo: Loyola, 2010.
__________. O coordenador pedagógico e a questão do cuidar. In: ALMEIDA, Laurinda R. de e PLACCO, Vera M. N. de Souza. (org). O coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
___________. Diário de itinerância, recurso para formação e avaliação de estudantes universitários. Fundação Carlos Chagas. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 23, n. 51, p. 250-269, jan./abr. 2012.
___________. Memórias de incidentes críticos como impulso para iniciar processos formativos. In. PLACCO, Vera M. N. S.; ALMEIDA, Laurinda R.(orgs.) O coordenador pedagógico no espaço escolar: articulador, formador e transformador. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
___________; SILVA, Jeanny M. S.; BONAFÉ, Elisa M. (orgs.) Nossa itinerância por textos acadêmicos: a expressão da integração cognitivo-afetiva. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.
ANDRÉ, Marli D. A.; VIEIRA, Marli M. S. O coordenador pedagógico e a questão dos saberes. In: ALMEIDA, L.; PLACCO, V. (Orgs.). O coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade. São Paulo, Loyola, 2006.
BARBIER, René. A Pesquisa-ação. Brasília: Liberlivro, 2007.
Bardin, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa: São Paulo, v.32, n.2, p. 359-371, maio/ago. 2006.
FURLANETTO, Ecleide C. A recuperação da história de vida da instituição: um projeto de formação. In: ALMEIDA, Laurinda R.; PLACCO, Vera M. N. S. O Coordenador Pedagógico e a formação centrada na escola. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
GARCÍA, Carlos M. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
JOSSO, Marie-Christine. Experiência de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
LARROSA, Jorge B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. n.19, pp.20-28, jan./abr. 2002.
PÉREZ GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor – a formação do professor como profissional reflexivo. In. In. Nóvoa, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PIMENTA, Selma G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In. PIMENTA, Selma G. (org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
PLACCO, Vera M. N S.; SOUZA, Vera L. T. (orgs.) Aprendizagem do adulto professor. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
ROLDÃO, Maria C. Estratégias de ensino: o saber e o agir do professor. Vila Nova de Gaia: Fundação Manoel Leão, 2010.
SOUZA, Vera L. T.; PETRONI, Ana P.; DUGNANI, Lilian A. C. A dimensão do trabalho coletivo na escola: intervenções com a equipe gestora. In: ALMEIDA, Laurinda R.; PLACCO, Vera M. N. S. O Coordenador Pedagógico no espaço escolar articulador, formador e transformador. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
WALLON, Henrri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ZABALZA, Miguel. Diários de aula, um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The publications of the Human Sciences Journal are registered under the Creative Commons Attribution CC-BY license.
1. The contents of the manuscripts are the exclusive responsibility of their author.
2. It is allowed the total or partial reproduction of manuscripts published in the journal, provided that the source is cited.
3. When submitting their manuscript to the Journal, the authors certify that they are of their own authorship and unpublished (not published in any digital or printed media).
4. The copyright of the articles published in the Journal are of the author, with first publication rights reserved for this journal.
5. For disclosure purposes, the Journal may replicate the works published in this journal in other media, such as social networks (Facebook, Academia.Edu, etc.).
6. The Journal is of public access, therefore, the authors who submit manuscripts agree that they are of free use.
7. In case of any illegality, fraud, or other attitude that puts in doubt the honesty of the publication, especially the practice of plagiarism, the manuscript will be automatically rejected.
8. If the manuscript has already been published, it will be immediately removed from the base of the Journal, its citation linked to the Journal will be prohibited and the cancellation of the referred publication shall be reported in the next issue of the one in which the article was published. In case of the procedure for the withdrawal of the paper the authors will be informed beforehand, being guaranteed the right to a broad defense.
9. The personal data provided by the authors will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.