Representações Sociais, Desenvolvimento Humano e Educação
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2018.v11.n2.a490Abstract
Nesta segunda edição de 2018 da Revista de Ciências Humanas da Universidade de Taubaté, editada pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano, apresentamos uma coletânea de artigos enviados por pesquisadores de diversas localidades brasileiras, vinculados a renomadas instituições como a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEF/UFES) e Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP).Abrimos a edição com seis artigos que abordam aspectos da Teoria das Representações Sociais: A cidade idílica, a cidade interrompida e a cidade possível: as crianças falam sobre as obras da copa do mundo em Cuiabá, de autoria de Jeysson Ricardo Fernandes da Cunha e Daniela Barros da Silva Freire Andrade; Dança circular e representações sociais: novos possíveis na Universidade, de Tatiana Siqueira Trindade, Adriane Roso, Deisi Sangoi Freitas e Anniara Lúcia Dornelles de Lima; Práticas docentes e ancoragem da inclusão de surdos no ensino superior, de Lila Maria Spadoni Lemes e Elza Maria do Socorro da Silva; Representação Social de risco no trabalho por alunos do curso técnico de segurança do trabalho, de Eliane Ayrolla Navega Chagas e Rita de Cássia Pereira Lima; Representações Sociais sobre a comida da infância para idosos: um olhar sobre o passado e o presente, de Aline Liz Faria, Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Marluce Auxiliadora Glaus Leão e Alexandra Magna Rodrigues; Representações Sociais de idosos e condições de vida no meio rural, de Silvia Virginia Coutinho Areosa e Cristiane Davina Redin Freitas. Os artigos, mesmo com objetivos distintos, apresentam a importância dessa teoria para compreender fenômenos sociais da atualidade, além da reflexão pertinente sobre a temática da deficiência e do envelhecimento.
A reflexão sobre a segurança e gestão de alimentos foram temas de dois artigos que abrem a sequência de textos desta edição: A produção do alimento destinado ao restaurante universitário, de autoria de João Roberto Rosa e Silva, José Trajano de Souza, Edivaldo Lima Frazão e Juciany Costa Lobo; Aprendizagem Baseada em Projetos no ensino da segurança dos alimentos, de Sávia Vidal e Tiago Fuzaro. Este segundo artigo trata também de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem, o que é corroborado pelo artigo apresentado na sequência, A tutoria acadêmica do Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação de formadores, da PUC-SP: um espaço de aprendizagem colaborativa e crítica, de Luciana Andréa Afonso Sigalla, Maria Emiliana Lima Penteado e Rodnei Pereira.
A educação em Ciências: o caso da formação escolar em engenharia, de Rogério Rodrigues é o artigo que apresenta a esfera educacional desta edição, seguido pelo artigo com foco na formação de professores: Memórias de professores sobre os conflitos que viveram na infância: um pressuposto para a formação de professores, de Vanessa Pinheiro Nassif e Mariana Aranha de Souza.
Encerrando esta edição, apresentamos o artigo “Um estranho no ninho”: a pós-graduação stricto sensu no PPGEF/UFES frente às políticas científicas da área 21, de Rodrigo Lema del Rio Martins, Felipe Quintão de Almeida e André da Silva Mello, que trata das produções que discutem o sistema de Pós-Graduação no Brasil e as políticas de avaliação da Capes.
Nesta edição, buscamos manter a diversidade de temas e de abordagens, contribuindo para o processo de formação acadêmica, sem perder a perspectiva interdisciplinar, proposta desta Revista. Esperamos que a leitura dos artigos produza interessantes aprendizados e reflexões.
Agradecemos aos autores que nos confiaram seus textos e aos avaliadores, cujo trabalho dedicado nos permite manter uma publicação de qualidade.
Abraços e boa leitura,
Profa. Dra. Virginia Mara Próspero da Cunha
Docente do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The publications of the Human Sciences Journal are registered under the Creative Commons Attribution CC-BY license.
1. The contents of the manuscripts are the exclusive responsibility of their author.
2. It is allowed the total or partial reproduction of manuscripts published in the journal, provided that the source is cited.
3. When submitting their manuscript to the Journal, the authors certify that they are of their own authorship and unpublished (not published in any digital or printed media).
4. The copyright of the articles published in the Journal are of the author, with first publication rights reserved for this journal.
5. For disclosure purposes, the Journal may replicate the works published in this journal in other media, such as social networks (Facebook, Academia.Edu, etc.).
6. The Journal is of public access, therefore, the authors who submit manuscripts agree that they are of free use.
7. In case of any illegality, fraud, or other attitude that puts in doubt the honesty of the publication, especially the practice of plagiarism, the manuscript will be automatically rejected.
8. If the manuscript has already been published, it will be immediately removed from the base of the Journal, its citation linked to the Journal will be prohibited and the cancellation of the referred publication shall be reported in the next issue of the one in which the article was published. In case of the procedure for the withdrawal of the paper the authors will be informed beforehand, being guaranteed the right to a broad defense.
9. The personal data provided by the authors will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.