PRÁTICAS DOCENTES E ANCORAGEM DA INCLUSÃO DE SURDOS NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.32813/rchv11n22018artigo3Keywords:
Inclusão. Ensino superior. Educação de surdos. Representações Sociais.Abstract
Este artigo apresenta um estudo de caso realizado numa Instituição de Ensino Superior localizada no estado de Goiás, que recebe pela primeira vez, um aluno surdo. O estudo foi construído através de observação, análise documental e aplicação de questionário aos professores do curso de Educação Física, visando avaliar como foi o processo de inclusão deste aluno. Os resultados são analisados a partir da organização da instituição, das características e história do aluno e das ideias dos professores a respeito do processo de ensino vivido diante desta nova situação. Utiliza-se a perspectiva das Representações Sociais para analisar o impacto das mudanças nas práticas dos professores, contrapondo os modelos da integração e da inclusão no ensino superior.
Metrics
References
Brasil 1989. Secretaria de Educação Especial. Lei n. 7.853, de 24 de outubro de 1989. Brasília, DF.
Brasil 1996. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394. Brasília/DF.
Campos MLIL 2013. Educação Inclusiva para surdos e as políticas vigentes. In. CBF Lacerda, LF SANTOS. Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução a educação de surdos. EduFSCar , São Carlos, p 37-61 .
Gesser A 2009. Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. Parábola, São Paulo, 88 pp.
Goldfeld M 1997. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio-interacionista. Plexus, São Paulo, 172 pp.
Jodelet D 1993. Representações sociais: um domínio em expansão. In: D Jodelet. As Representações Sociais. UFRJ- Faculdade de Educação, Rio de Janeiro, p. 17-44.
Mantoan MT 2015. Inclusão escolar – O que é? Por quê? Como fazer? Summus, São Paulo, 55 pp.
Mendes EG 2006. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Rev Bras de Edu. 11(33)387-405.
Moscovici S 2012. A psicanálise, sua imagem e seu público. Vozes, Petrópolis, 456 pp.
Moscovici S 2015. Representações sociais: investigações em psicologia social. Vozes, Petrópolis, 408 pp.
Moura MC 2013. Surdez e Linguagem. In. CBF Lacerda, LF Santos. Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à educação de surdos. EduFSCar, São Carlos, p 37-61.
Myers D 2014. Psicologia Social. AMGH, Porto Alegre, 568 pp.
Ramos R 2010. Inclusão na prática: estratégias eficazes para a educação inclusiva. Summus, São Paulo, 128 pp.
Santos ES 2009. Comunidade Surda: a questão de suas identidades. In: F DM Bordas, N Galvão, T Miranda. Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. Salvador, EDUFBA, 354 pp.
Sassaki R K 1997. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. WVA, Rio de Janeiro, 168 pp.
Skliar, C 1999. Atualidade da educação bilíngue para surdos. Mediação, Porto Alegre, 272 pp.
Spadoni, L 2016. Psicologia aplicada ao direito. LTR, São Paulo, 127 pp.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The publications of the Human Sciences Journal are registered under the Creative Commons Attribution CC-BY license.
1. The contents of the manuscripts are the exclusive responsibility of their author.
2. It is allowed the total or partial reproduction of manuscripts published in the journal, provided that the source is cited.
3. When submitting their manuscript to the Journal, the authors certify that they are of their own authorship and unpublished (not published in any digital or printed media).
4. The copyright of the articles published in the Journal are of the author, with first publication rights reserved for this journal.
5. For disclosure purposes, the Journal may replicate the works published in this journal in other media, such as social networks (Facebook, Academia.Edu, etc.).
6. The Journal is of public access, therefore, the authors who submit manuscripts agree that they are of free use.
7. In case of any illegality, fraud, or other attitude that puts in doubt the honesty of the publication, especially the practice of plagiarism, the manuscript will be automatically rejected.
8. If the manuscript has already been published, it will be immediately removed from the base of the Journal, its citation linked to the Journal will be prohibited and the cancellation of the referred publication shall be reported in the next issue of the one in which the article was published. In case of the procedure for the withdrawal of the paper the authors will be informed beforehand, being guaranteed the right to a broad defense.
9. The personal data provided by the authors will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.