A CIDADE IDÍLICA, A CIDADE INTERROMPIDA E A CIDADE POSSÍVEL: AS CRIANÇAS FALAM SOBRE AS OBRAS DA COPA DO MUNDO EM CUIABÁ
DOI:
https://doi.org/10.32813/rchv11n22018artigo1Keywords:
Cidade. Copa do Mundo. Representações Sociais.Abstract
O presente artigo, objetiva analisar aspectos das representações sociais sobre o espaço urbano em contextos de mudança a partir dos discursos de crianças sobre as necessidades da cidade após a realização da Copa do Mundo. Fundamenta-se como um estudo de caráter psicossocial orientado pela Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2013) e pelos estudos de Jodelet (2001; 2002) e Tuan (1983) sobre cidade e espaço, respectivamente. Foram entrevistadas 40 crianças, alunos(as) de quatro escolas da rede pública da cidade de Cuiabá, sendo o material discursivo processado pelo software Alceste. Os dados anunciam três pontos de ancoragem delineando as representações sociais das crianças sobre Cuiabá: a cidade idílica, a cidade interrompida e a cidade possível.Metrics
References
AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia, Ciência e Profissão. Brasília, DF, v. 26, n. 2, p. 222-245, jun. 2006.
ANDRADE, D.B.S.F. A infância como objeto de Representações e as crianças como sujeitos que elaboram novos sentidos sobre a realidade: sutilezas de um debate. In: CHAMON, E.M.Q.O; GUARESCHI, P.A.; CAMPOS, P.H.F. (orgs). Textos e debates em representações sociais. Porto Alegre, ABRAPSO, 2014.
CASTORINA, J. A.; KAPLAN, C. V. Las representaciones sociales: problemas teóricos y desafíos educativos. In: CASTORINA, J. A. (Org.). Representaciones sociales: problemas teóricos y conocimientos infantiles. Barcelona: Gedisa, 2003.
DUVEEN, G. Crianças enquanto atores sociais: as representações sociais em desenvolvimento. In: GUARESCHI, P. A. Textos em representações sociais. Pedrinho A. Guareschi, Sandra Jovchelovitch (Org.). 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
GASTALDO, É. "O país do futebol" mediatizado: mídia e Copa do Mundo no Brasil. Sociologias, Porto Alegre, n. 22, p. 353-369, Dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222009000200013&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 Ago. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222009000200013.
GRAEFF, B. Problematizando a Copa do Mundo FIFA 2014: economia política, economia simbólica e esporte. In: MACHADO, C. et al. (Org.). Conflitos ambientais e urbanos: debates, lutas e desafios. Porto Alegre: Evangraf, 2013.
JODELET, D. A cidade e a memória. In: DEL RIO, V.; DUARTE, C. R.; RHEINGANTZ, P. A. (Org.). Projeto de Lugar: colaboração entre psicologia, arquitetura e urbanismo. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2002, p. 31-43.
______ As representações sociais um domínio em expansão. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Tradução Lílian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001, p. 17-44.
JOVCHELOVITCH, S. Representações sociais e esfera pública: a construção simbólica dos espaços públicos no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
LEFEBRE, H. O direito à cidade. Tradução Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2001.
MOSCOVICI, S. Representações Sociais: investigações em Psicologia Social. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
REINERT, M. ALCESTE, une méthodologie d’ánalyse des données textuelles et une application: Aurélia de G. de Nerval. Bulletin de Méthodologie Sociologique, n 28, 1990, p. 24-54.
SANTOS, M. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.
SARMENTO, M. J. Visibilidade Social e Estudo da Infância. In: VASCONCELLOS, V, M, R.; SARMENTO, M. J. (Org.) Infância (In)Visível. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2007.
SENNETT, R. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. Rio de Janeiro: Record, 2014.
SILVA,E.M.; ANDRADE, D.B.S.F. Cidade como metáfora de si: representação socioespacial de Cuiabá-MT segundo a criança. In: Revista Diálogos Educacionais. Curitiba, v. 14, n. 43, p. 759-779, set./dez. 2014. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/1891/189132834007/ , Acesso: 16 Set. 2018.
TUAN, Y. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.
VIGOTSKI, L. A crise dos sete anos. Traduzido de VIGOTSKI, L. S. La crisis de lós siete años. Obras escogidas. Tomo IV. Madrid: Visor y A. Machado Libros, 2006. p. 377-386.
______. Imaginação e criação na infância. Apresentação e comentários de A. L. Smolka. Tradução de Z. Prestes. São Paulo: Ática, 2009.
______. Quarta aula: a questão do meio na Pedologia. Tradução de Márcia Pileggi Vinha. Psicologia USP, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 681-701, 2010.
______. Manuscrito de 1929. Educação & Sociedade, Tradução de A. A. Puzirei, Campinas, ano XXI, n. 71, p. 21-44, jul. 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The publications of the Human Sciences Journal are registered under the Creative Commons Attribution CC-BY license.
1. The contents of the manuscripts are the exclusive responsibility of their author.
2. It is allowed the total or partial reproduction of manuscripts published in the journal, provided that the source is cited.
3. When submitting their manuscript to the Journal, the authors certify that they are of their own authorship and unpublished (not published in any digital or printed media).
4. The copyright of the articles published in the Journal are of the author, with first publication rights reserved for this journal.
5. For disclosure purposes, the Journal may replicate the works published in this journal in other media, such as social networks (Facebook, Academia.Edu, etc.).
6. The Journal is of public access, therefore, the authors who submit manuscripts agree that they are of free use.
7. In case of any illegality, fraud, or other attitude that puts in doubt the honesty of the publication, especially the practice of plagiarism, the manuscript will be automatically rejected.
8. If the manuscript has already been published, it will be immediately removed from the base of the Journal, its citation linked to the Journal will be prohibited and the cancellation of the referred publication shall be reported in the next issue of the one in which the article was published. In case of the procedure for the withdrawal of the paper the authors will be informed beforehand, being guaranteed the right to a broad defense.
9. The personal data provided by the authors will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.