Desenvolvimento e aliança: uma análise do projeto de incentivos à conservação das pastagens naturais
DOI:
https://doi.org/10.32813/rchv11n12018artigo10Keywords:
Desenvolvimento rural, Mediação política e cultural, Políticas públicas.Abstract
Esse trabalho reside no estudo do Projeto de Incentivos à Conservação das Pastagens Naturais, estratégia de desenvolvimento proposta por Estados e grupos sociais variados do cone sul da América do Sul em defesa da “sustentabilidade” da atividade pecuária em campo nativo. O objetivo consiste na compreensão e análise dos processos de constituição e da racionalidade operacional do referido projeto, especialmente sua fase considerada “técnica”, momento da construção dos dispositivos que instrumentalizam a iniciativa. Para tal, foi analisada a documentação ofertada publicamente pela Alianza del Pastizal, organização transnacional diretamente envolvida na idealização deste projeto, interpretando estas informações à luz de conceitos e problemas relacionados à mediação política e cultural e em perspectivas teóricas críticas ao desenvolvimento. As conclusões sugerem um processo constitutivo “de-cima-para-baixo”, baseado exclusivamente em conhecimentos técnico-científicos e operado pelos agentes que, justamente, os detém, ou seja, técnicos vinculados a organizações nacionais e internacionais de desenvolvimento.Metrics
References
AGAMBEN, G. O que é um dispositivo? In: O que é o contemporâneo e outros ensaios. Tradução de Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009. p. 25-55.
ALIANZA DEL PASTIZAL. III Encontro de Pecuaristas de Pastagens Naturais do Cone Sul. Paraguai, 2009. Disponível em: <http://www.alianzadelpastizal.org/media/Conclusiones-III-Encuentro.pdf>. Acesso em: 07 de julho, 2015, 20:29.
__________. Informe Semestral de Avaliação Continuada (Abril/2012 a Setembro/2012). 2012a. Disponível em: <https://pastizalesdelsur.files.wordpress.com/2012/11/informe-primer-semestre_atn-oc-12514-rg.pdf>. Acesso em: 14 de julho, 2015, 19:00.
__________. Relatório Final Consultoria Mariano Oyarzabal. 2012b. Disponível em: <https://pastizalesdelsur.files.wordpress.com/2013/01/informe-final_oyarzabal.pdf>. Acesso em: 16 de julho, 2015, 17:47.
__________. Regulamento da Alianza del Pastizal. 2013a. Disponível em: <http://www.alianzadelpastizal.org/media/Reglamento-Alianza-del-Pastizal.docx>. Acesso em: 06 de julho, 2015, 21:52.
__________. Portal de acesso à documentação dos Encontros de Pecuaristas de Campo Natural do Cone Sul. 2015a. Disponível em: .Acesso em: 24 de dezembro, 2015, 14:11.
__________. Portal de acesso à documentação Projeto de Incentivos à Conservação das Pastagens Naturais do cone sul da América do Sul. 2015b Disponível em: <https://pastizalesdelsur.wordpress.com/el-proyecto/documentos/>. Acesso em: 24 de dezembro, 2015, 14:12.
BARROS, F. Banco Mundial e ONGs Ambientalistas Internacionais: Interações sobre Desenvolvimento, Governança e Participação. Paper apresentado no III Encontro da ANPPAS, 2006
CARDOSO, M. L. M.; COSTA, D. M. O que a perspectiva antropológica tem a dizer sobre a avaliação de projetos sociais apoiados pela cooperação internacional? Horizontes antropológicos. 2014, vol. 20, n. 41, pp. 117-140.
ESCOBAR, A. El “postdesarrollo” como concepto y práctica social. In: Daniel Mato (Org), Políticas de economía, ambiente y sociedad en tiempos de globalización. Caracas: Facultad de Ciencias Económicas y Sociales, Universidad Central de Venezuela, 2005, p. 17-31.
___________. El desarrollo y la antropología de la modernidade. In: Una minga para el postdesarrollo: lugar, medio ambiente y movimientos sociales en las transformaciones globales. Lima: Programa Democracia y Transformación Global - Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Facultad de Ciencias Sociales, Fondo Editorial de la Facultad de Ciencias Sociales, 2010 p. 33-57.
FOLADORI, G. Sustentabilidad ambiental y contradicciones sociales. Ambiente & Sociedade [online] 1999: Disponível em: <http://redalyc.org/articulo.oa?id=31713413003>. Acesso em: 20 de dezembro, 2015, 19:30.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
ILBERY, Brian. et al. Product, process and place: an examination of food marketing and labelling schemes in Europe and North America. European Urban and Regional Studies, v. 12, n. 2, p. 116-132, 2005.
MILANI, C. R. S. Aprendendo com a história: críticas à experiência da Cooperação Norte-Sul e atuais desafios à Cooperação Sul-Sul. CADERNO CRH, Salvador, v. 25, n. 65, Maio/Ago. 2012. p. 211-231.
NEVES, D. P. Mediação social e mediadores políticos. In:______. (Org.) Desenvolvimento social e mediadores políticos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.
PARERA, A; CARRIQUIRY, E. Manual de Práticas Rurales asociadas Índice de Conservación de Pastizales Naturales (ICP). Uruguai: Aves Uruguay, 2014.
PARERA, A.; PAULLIER, I.; BOSSO, A (Eds.). Incentivos para conservar los pastizales naturales del Cono Sur: Una oportunidad para gobiernos y productores rurales. Uruguai: Aves Uruguay, 2012.
PARERA, A.; PAULLIER, I.; WEYLAND (Eds.). Índice de Contribución a la Conservación de Pastizales Naturales del Cono Sur: Una herramienta para incentivar a los productores rurales. Uruguai: Aves Uruguay, 2014.
RADOMSKY, G. F. W. Certificação participativa e regimes de propriedade intelectual. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2010.
RIBEIRO, G. L. Poder, redes e ideologia no campo do desenvolvimento. Novos Estudos CEBRAP, n. 80, 2008.
SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. G.; NUNES, J. A. Introdução: para ampliar o cânone da ciência: a diversidade epistemológica do mundo. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Semear outras soluções: Os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. p. 21-121.
SCHMITT, C. J. Redes, atores e desenvolvimento rural: perspectivas na construção de uma abordagem relacional. Sociologias, Porto Alegre, ano 13, no 27, mai./ago. 2011, p. 82-112.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The publications of the Human Sciences Journal are registered under the Creative Commons Attribution CC-BY license.
1. The contents of the manuscripts are the exclusive responsibility of their author.
2. It is allowed the total or partial reproduction of manuscripts published in the journal, provided that the source is cited.
3. When submitting their manuscript to the Journal, the authors certify that they are of their own authorship and unpublished (not published in any digital or printed media).
4. The copyright of the articles published in the Journal are of the author, with first publication rights reserved for this journal.
5. For disclosure purposes, the Journal may replicate the works published in this journal in other media, such as social networks (Facebook, Academia.Edu, etc.).
6. The Journal is of public access, therefore, the authors who submit manuscripts agree that they are of free use.
7. In case of any illegality, fraud, or other attitude that puts in doubt the honesty of the publication, especially the practice of plagiarism, the manuscript will be automatically rejected.
8. If the manuscript has already been published, it will be immediately removed from the base of the Journal, its citation linked to the Journal will be prohibited and the cancellation of the referred publication shall be reported in the next issue of the one in which the article was published. In case of the procedure for the withdrawal of the paper the authors will be informed beforehand, being guaranteed the right to a broad defense.
9. The personal data provided by the authors will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.