Comunicação Midiática, Ensino de Ciências e Sustentabilidade

Authors

  • Cidoval Morais de Sousa Universidade Federal da Paraiba, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo6

Keywords:

ensino de ciência, jornalismo científico, sustentabilidade

Abstract

O propósito do presente texto é discutir, de um lado, aspectos que tensionam a relação Jornalismo Científico (JC) e Ensino de Ciências (EC) e, de outro, evidenciar questões que os aproximam, particularmente diante de uma causa comum glocal: um mundo em se combine eficiência econômica com justiça social e prudência ecológica, como premissas da construção de uma sociedade solidária e justa. A superficialidade dos conteúdos noticiosos, massificação de
uma compreensão enviesada de sustentabilidade, ausência de contexto, ênfase nos resultados são apontados, aqui, como fatores de tensão; a atualização, mobilização, sensibilização e agendamento são aspectos da cultura midiática
que, em nosso ver, favorecem a construção de parcerias. Adota-se, como suporte teórico, os enfoques CTS, que entendem a ciência como uma construção social, a comunicação pública da ciência como intrínseca ao fazer científico, o ensino de ciências como possibilidade de transformação social, e a sustentabilidade como ideal a ser perseguido pela tecnociência, agora comprometida com um mundo diferente, mas não desigual.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Cidoval Morais de Sousa, Universidade Federal da Paraiba, Brasil

Doutor em Ciências pela Unicamp, professor da Universidade Estadual da Paraíba, vinculado aos Programas de
Pós-graduação em Ensino de Ciências e Desenvolvimento Regional. Colabora com o PPGCTS da UFSCar.

Published

2017-06-30

How to Cite

de Sousa, C. M. (2017). Comunicação Midiática, Ensino de Ciências e Sustentabilidade. Human Sciences Journal - RCH, 10(1), 46-55. https://doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo6