DESENVOLVIMENTO HUMANO & DIVERSIDADE CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2016.v9.n2.a340Abstract
É com satisfação que apresentamos a nova edição da Revista de Ciências Humanas da Universidade de Taubaté.
Nela, caro leitor, você poderá conferir artigos diversos, resultados de pesquisas e de reflexões teóricas nas diferentes áreas do conhecimento, reunidos no nosso terceiro dossiê, Desenvolvimento Humano & Diversidade Cultural. Acreditamos que a elaboração de dossiês seja uma forma de orientar autores que tenham interesse em publicar suas produções em nossa revista e, ao mesmo tempo, de oferecer aos leitores um apanhado periódico e temático sobre o vasto campo interdisciplinar das Ciências Humanas.
Grande parte dos textos desta edição aborda diferentes aspectos do universo da Educação – campo diretamente ligado aos fenômenos do Desenvolvimento Humano.
Seis estudos apontam nesta direção. “Reflexões de uma educadora sobre conceito de vivência (Erlebnis) e o filme Dias de “Dias de Nietzsche em Turim”, de Rosana Cristina Macelloni Alvarenga, procurou compreender o conceito de vivência e sua importância para a formação das pessoas, traçando um paralelo entre a Filosofia e a Educação.
“A Educação como estratégia de elaboração: entre memórias e experiências”, de autoria de José Mauro de Oliveira Braz e Francisco Ramos de Farias, faz uma reflexão de cunho sócio-histórico, encarando a Educação como mecanismo de reconhecimento de determinadas categorias sociais que são historicamente excluídas.
Ainda no campo da Educação, esta edição traz dois artigos sobre o ensino do Inglês. Ricardo Santos David analisa em “O ensino-aprendizagem da Língua Inglesa em escolas públicas: o real e o ideal” quais fatores fazem com que o ensino do Inglês encontre dificuldades e barreiras tanto da parte do professor como do aluno nas escolas públicas brasileiras.
Dando eco a esse questionamento, o artigo “Entre as angústias e o desejo de ensinar e aprender uma língua: desafios de professores de Língua Estrangeira em formação”, de Clarice Nunes Ferreira, aponta os efeitos sofridos pelos professores nesse processo.
O artigo de Josiane Peres Gonçalves e Josiani Alves Barbosa Ferreira – “Ensino da Linguagem Escrita na Educação Infantil: opinião das professoras” – analisa quando se deve iniciar o processo de linguagem escrita na educação infantil. Já Luccas Santin Padilha, Domingos Luiz Palma e Eliane Salete Filippim fazem uma “Análise de perfil e da autoeficácia na escolha profissional: uma análise em instituição de ensino superior privada”, mostrando como as relações sociais influenciam essa escolha.
A dinâmica social também foi abordada em cinco artigos desta edição: “Limites e possibilidades das oficinas com famílias no CRAS”, de Ana Paula Galvão Rosa e Marilza Terezinha Soares de Souza”; “O novo desenvolvimentismo brasileiro e a política de assistência social: a restauração conservadora e o direito em processo de destituição”, de Ozileia Cardoso da Silva; “Ocupação Pinheirinho: descrições sobre a influência da trajetória de trabalho de uma ex-moradora em sua escolha por uma ocupação urbana”, de Pedro Henrique Faria Machado e Elisa Maria Andrade Brisola; “A imaginação na sociologia de Charles Cooley”, de Iuri Yudi Furukita Baptista e “Ambiente, Mídia e Sociedade: a difusão das ideias ecológicas no Brasil”, de Antonio Teixeira de Barro.
Os aspectos do Desenvolvimento Humano também foram abordados na esfera pessoal, no artigo no “Moralidade e amor: estudo de caso com mulheres casadas, de autoria de Jussara Abilio Galvão, Heloisa Moulin de Alencar e Cláudia Broetto Rossett.
Como vê, prezado leitor, uma vasta contribuição acadêmico-científica, tendo como mote aspectos do Desenvolvimento Humano e da Diversidade Cultural, tão presentes no campo das Ciência Humanas.
Esperamos que tenha uma leitura agradável e que encontre inspiração para seus próximos estudos.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The publications of the Human Sciences Journal are registered under the Creative Commons Attribution CC-BY license.
1. The contents of the manuscripts are the exclusive responsibility of their author.
2. It is allowed the total or partial reproduction of manuscripts published in the journal, provided that the source is cited.
3. When submitting their manuscript to the Journal, the authors certify that they are of their own authorship and unpublished (not published in any digital or printed media).
4. The copyright of the articles published in the Journal are of the author, with first publication rights reserved for this journal.
5. For disclosure purposes, the Journal may replicate the works published in this journal in other media, such as social networks (Facebook, Academia.Edu, etc.).
6. The Journal is of public access, therefore, the authors who submit manuscripts agree that they are of free use.
7. In case of any illegality, fraud, or other attitude that puts in doubt the honesty of the publication, especially the practice of plagiarism, the manuscript will be automatically rejected.
8. If the manuscript has already been published, it will be immediately removed from the base of the Journal, its citation linked to the Journal will be prohibited and the cancellation of the referred publication shall be reported in the next issue of the one in which the article was published. In case of the procedure for the withdrawal of the paper the authors will be informed beforehand, being guaranteed the right to a broad defense.
9. The personal data provided by the authors will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.