LIMITES E POSSIBILIDADES DAS OFICINAS COM FAMÍLIAS NOS CRAS
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2016.v9.n2.a325Abstract
Este artigo tem por objetivo refletir sobre o quanto as crenças, atitudes e valores familiares podem influenciar as aquisições que se espera sejam conquistadas pelas famílias e/ou seus membros nas oficinas com grupos no Serviço de Proteção a Atendimento Integral à Família (PAIF), tais como autonomia, protagonismo e empoderamento social. Nessa perspectiva optou-se por realizar um levantamento bibliográfico sobre as pesquisas que vem sendo publicadas sobre o tema. Foram selecionadas 34 publicações, entre os anos 2009 a 2015, que apresentavam temática específica sobre o PAIF, sendo divididas por objetivo tratado na pesquisa. A pesquisa possibilitou analisar quais temáticas tem sido mais abordadas nos estudos publicados sobre os trabalhos realizados com famílias nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). As crenças, valores e atitudes identificados nas famílias acompanhadas no PAIF, podem representar limitações e possibilidades a serem enfrentados pelos profissionais que desenvolvem oficinas com grupos. Tais limitações não se restringem apenas a metodologia a ser desenvolvida, mas também denotam a reprodução e a manutenção de uma lógica fatalista presente nas famílias, que compromete a promoção do fortalecimento de vínculos e a efetiva transformação, a fim de potencializar protagonismo e autonomia dessas famílias. Embora o objetivo seja encontrar subsídios para discussão sobre os resultados que estão sendo alcançados através das oficinas com famílias, constatou-se, por meio do levantamento bibliográfico realizado, que tal assunto vem sendo pouco abordado.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The publications of the Human Sciences Journal are registered under the Creative Commons Attribution CC-BY license.
1. The contents of the manuscripts are the exclusive responsibility of their author.
2. It is allowed the total or partial reproduction of manuscripts published in the journal, provided that the source is cited.
3. When submitting their manuscript to the Journal, the authors certify that they are of their own authorship and unpublished (not published in any digital or printed media).
4. The copyright of the articles published in the Journal are of the author, with first publication rights reserved for this journal.
5. For disclosure purposes, the Journal may replicate the works published in this journal in other media, such as social networks (Facebook, Academia.Edu, etc.).
6. The Journal is of public access, therefore, the authors who submit manuscripts agree that they are of free use.
7. In case of any illegality, fraud, or other attitude that puts in doubt the honesty of the publication, especially the practice of plagiarism, the manuscript will be automatically rejected.
8. If the manuscript has already been published, it will be immediately removed from the base of the Journal, its citation linked to the Journal will be prohibited and the cancellation of the referred publication shall be reported in the next issue of the one in which the article was published. In case of the procedure for the withdrawal of the paper the authors will be informed beforehand, being guaranteed the right to a broad defense.
9. The personal data provided by the authors will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.