Vivências e ações na luta pelos direitos da pessoa com deficiência – a humanização necessária
Keywords:
Pessoa com Deficiência. COMDEF. Educação Inclusiva. Vivências.Abstract
Este artigo tem como objetivo mostrar as realizações em prol da pessoa com deficiência na cidade de Taubaté, por meio da ótica das ações realizadas desde 2007 pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF). Tem cunho documental e bibliográfico aliado a um relato de experiência feito pela autora, que, atuante neste Conselho desde sua formação, relata um breve histórico deste, relacionando-o com as ações concretizadas. Com um referencial teórico baseado em autores da área da inclusão e educação inclusiva, como Bueno e Sassaki, ressalta as necessidades da pessoa com deficiência. Martins, Brandão e Caldart são trazidos para pontuar a atual situação da pessoa com deficiência na sociedade e a necessária militância para se reverter esta condição. A legislação concernente à área, principalmente o Decreto 5296/04 e a Convenção da ONU/06, mostra o caminho conquistado quanto aos seus direitos em vários âmbitos da sociedade. O relato dá um maior enfoque a uma das atividades do COMDEF que tem se intensificado nos últimos anos, que são as oficinas de sensibilização na área da educação inclusiva destinada a professores da rede municipal de Taubaté. Como resultado destas vivências ressalta o pouco conhecimento por parte destes professores no que concerne à educação inclusiva ou assuntos gerais relacionados. Na conclusão pontua que a possível contribuição destas ações ainda não pode ser mensurada. No entanto para que se pense na diminuição de barreiras, a atuação do professor é essencial na busca de possibilidades inclusivas.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The publications of the Human Sciences Journal are registered under the Creative Commons Attribution CC-BY license.
1. The contents of the manuscripts are the exclusive responsibility of their author.
2. It is allowed the total or partial reproduction of manuscripts published in the journal, provided that the source is cited.
3. When submitting their manuscript to the Journal, the authors certify that they are of their own authorship and unpublished (not published in any digital or printed media).
4. The copyright of the articles published in the Journal are of the author, with first publication rights reserved for this journal.
5. For disclosure purposes, the Journal may replicate the works published in this journal in other media, such as social networks (Facebook, Academia.Edu, etc.).
6. The Journal is of public access, therefore, the authors who submit manuscripts agree that they are of free use.
7. In case of any illegality, fraud, or other attitude that puts in doubt the honesty of the publication, especially the practice of plagiarism, the manuscript will be automatically rejected.
8. If the manuscript has already been published, it will be immediately removed from the base of the Journal, its citation linked to the Journal will be prohibited and the cancellation of the referred publication shall be reported in the next issue of the one in which the article was published. In case of the procedure for the withdrawal of the paper the authors will be informed beforehand, being guaranteed the right to a broad defense.
9. The personal data provided by the authors will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.