LENDO LOBATO NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2022.v15.n2.a860Palavras-chave:
Negrinha; Monteiro Lobato; Preconceito; EnsinoResumo
Este texto pretende apresentar questões relativas à recepção do conto "Negrinha", de Monteiro Lobato, por uma turma de alunos do ETIM de Informática da Etec Abdias do Nascimento, em São Paulo. Para análise da recepção do conto, foram consideradas as reflexões de Rido Cosson sobre letramento literário, o trabalho de Maria Helena Martins sobre leitura, bem como as definições de leitor e leitura escolarizada propostas por Annie Rouxel. Os resultados aqui relatados foram obtidos através de dois encontros presenciais com os alunos na própria Etec. No primeiro dia, os estudantes leram o conto de Lobato e apresentaram suas considerações a respeito da linguagem, enredo, personagens e interpretação do texto. No segundo dia, os alunos discutiram o contexto histórico de criação de "Negrinha" e voltaram ao conto para outras considerações. Através da análise dos posicionamentos dos estudantes, buscou-se verificar se eles percebem o texto como racista ou como denúncia da situação preconceituosa à qual o negro era submetido na sociedade.
Metrics
Referências
Cosson, R. (2014). Letramento literário: teoria e prática. Versão ebook. São Paulo: Ed. Contexto.
Costa, T.C. da (2020). Negrinha na sala de aula: estímulo ao preconceito ou à reflexão? [Dissertação de Mestrado em Letras - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos].
Lobato, J.B.M. (2008). Negrinha. 2.ed. São Paulo: Editora Globo.
Martins, M.H. (1982). O que é leitura. São Paulo: Editora Brasiliense.
Rouxel, A.; Rezende, N.L. de (org.). (2013). Leitura subjetiva e ensino de literatura. 1.ed. São Paulo: Editora Alameda.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ciências Humanas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.