A DINÂMICA DOS NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL
um estudo de caso do projeto nisa.
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2022.v15.n1.a787Palavras-chave:
Negócios de impacto social e ambiental, Empreendedorismo social, Inovação social, Nova economia, InovaçãoResumo
A sociedade da informação passa por um processo de ressignificar o que a mesma espera da sua economia, criando assim novas modelagens de negócio, como os negócios de impacto social e ambiental que podem ser definidos de forma breve como negócios que visam trazer impacto social positivo e conseguem ter sustentabilidade financeira. O presente artigo traz a jornada de implementação do projeto NISA, que vem acontecendo desde 2018, em Alagoas, por intermédio do Sebrae, tendo como pano de fundo todas as características socioeconômicas do território, e com o objetivo de fomentar a criação e desenvolvimento destes novos modelos de negócio para que possam contribuir na transformação da realidade da população das classes C, D e E. Para isso, foi realizado um pesquisa exploratória, utilizando uma análise bibliográfica e documental a fim de agrupar as informações disponíveis sobre o projeto. Dessa forma, pode-se constatar os primeiros passos rumo à formação de um futuro ecossistema de impacto alagoano, identificando as primeiras iniciativas, os impactos delas, os percalços e as oportunidades de melhoria para o futuro.
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