A DINÂMICA DOS NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL

um estudo de caso do projeto nisa.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2022.v15.n1.a787

Palavras-chave:

Negócios de impacto social e ambiental, Empreendedorismo social, Inovação social, Nova economia, Inovação

Resumo

A sociedade da informação passa por um processo de ressignificar o que a mesma espera da sua economia, criando assim novas modelagens de negócio, como os negócios de impacto social e ambiental que podem ser definidos de forma breve como negócios que visam trazer impacto social positivo e conseguem ter sustentabilidade financeira. O presente artigo traz a jornada de implementação do projeto NISA, que vem acontecendo desde 2018, em Alagoas, por intermédio do Sebrae, tendo como pano de fundo todas as características socioeconômicas do território, e com o objetivo de fomentar a criação e desenvolvimento destes novos modelos de negócio para que possam contribuir na transformação da realidade da população das classes C, D e E. Para isso, foi realizado um pesquisa exploratória, utilizando uma análise bibliográfica e documental a fim de agrupar as informações disponíveis sobre o projeto. Dessa forma, pode-se constatar os primeiros passos rumo à formação de um futuro ecossistema de impacto alagoano, identificando as primeiras iniciativas, os impactos delas, os percalços e as oportunidades de melhoria para o futuro.

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Biografia do Autor

Clarissa Stefani Teixeira, UFSC/ Professora do departamento de engenharia do conhecimento

Pós-Doutora e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Mestrado e Doutorado) e no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). Na área científica possui mais de 170 artigos publicados e é revisora de 14 periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência em elaboração e gestão de projetos com órgãos de fomento e financiamento como: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Tem experiência na área pública atuando como Gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de Santa Catarina - Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) na gestão e operação de projetos em âmbito Estadual e elaboração da Política Estadual de CT&I e implantação de habitats de inovação. Além disso, tem atuação no apoio de projetos com parcerias público-privadas e na implantação de laboratórios de inovação de governo, principalmente com experiência de mudança de cultura para a inovação em órgãos públicos e na implantação de processos de inovação aberta. Em meio empresarial teve atuação em gestão de habitats de inovação, construção de metodologias para habitats de inovação se associando a gestão de incubadoras, pré-incubadoras, centros de inovação, ambiente maker e coworking. Atuou como supervisora geral da reformulação do Portal do Professor - parceria UFSC e Ministério da Educação e participou da implantação do cluster de inovação na educação em Santa Catarina Coordena o projeto Fortalecimento de Habitats de Inovação que atua na ativação do ecossistema catarinense e na implantação dos 13 Centros de Inovação do Estado de Santa Catarina, da Rede de Inovação de Florianópolis e na implantação do Living Lab Florianópolis. É líder do grupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento, único grupo do Brasil certificado no CNPq com foco em habitats de inovação e empreendedorismo. (via.ufsc.br). O grupo é detentor de metodologias de orquestração de ecossistema, implantação e operação de ambiente maker, incubadoras, pré-incubadoras, espaços de inovação aberta com interação de startups e gamificação para a inovação. Tem experiência internacional e conexões com pesquisadores e ambientes de inovação de países como Espanha, Portugal, Colômbia, México, China, Itália, Argentina e Uruguai.

Ana Madalena Sandes Silva, Sebrae Alagoas/ Analista de inteligência de Mercado

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (2005) e especialização em Gestão Municipal pelo Ifal Campus Maragogi. Atualmente é funcionário - analista - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas. Ministra palestras e oficinas sobre Negócios de Impacto Social e Ambiental e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Avaliadora de projetos do Instituto Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2022-04-01

Como Citar

dos Santos Reis, D. L., Teixeira, C. S., & Silva, A. M. S. (2022). A DINÂMICA DOS NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL: um estudo de caso do projeto nisa. Revista Ciências Humanas, 15(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2022.v15.n1.a787

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Artigo Original