PEDAGOGIA DO CINEMA NA ESCOLA

A prática audiovisual como construção social e de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2121.v14.n2.a754

Palavras-chave:

Pedagogia do cinema, Prática cultural, Formação social, Cotidiano, Currículo escolar

Resumo

A proposta deste trabalho é problematizar práticas educacionais da escola brasileira a partir da relação com a produção audiovisual. Entendemos que a escola precisa repensar práticas excludentes, que perpetuam uma monoculturalidade hegemônica e buscar desenvolver um novo olhar que identifique e valorize diferentes culturas entre os alunos. Neste contexto, o cinema apresenta-se como pedagogia propícia para promover a emancipação dos alunos através de uma prática cultural com ênfase na formação social. Ao contrário do planejamento escolar conteudista, a prática fílmica busca proporcionar estratégias mais significativas para criar novos processos de aprendizagem de forma sensível e coletiva. Buscamos apresentar como esta atividade pode propiciar uma tendência no fomento do processo de reconhecimento dos alunos dos modos de aprendizado como diretamente ligados ao seu cotidiano e suas expectativas. Com base em uma metodologia qualitativa de caráter autobiográfico, analisamos de forma reflexiva a temática através de dois casos de prática fílmica em aula. O primeiro em Nova Friburgo (RJ) em 2011 e o segundo em São Paulo (SP) em 2019. Ambos têm em comum apenas a temática social. Concluímos apresentando a importância da mediação do professor e os desafios enfrentados pelo uso do cinema em sala de aula: a importância de lidar com as diferenças que surgem em sala e durante o processo; a forma de avaliar os filmes dos alunos a partir do sentido produzido por suas linguagens; e a importância de ouvir os alunos para adequar a prática para um determinado espaço-tempo e alterar o planejamento quando necessário.

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Biografia do Autor

Luciano Dantas Bugarin, Universidade Federal Fluminense

Pós-graduando do Curso de Mestrado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF – RJ) e do Curso de Especialização em Bullying, Violência, Preconceito e Discriminação nas Escolas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Professor de Artes Plásticas da rede municipal do Rio de Janeiro (RJ).

India Mara Martins, Universidade Federal Fluminense

Professora orientadora e Doutora em Design. Professora Associada do Departamento de Cinema e Vídeo, UFF – RJ

Flávia Cristina Reis Violim, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Licenciada em Letras e Pós-graduada em Psicopedagogia.
Professora de língua portuguesa da rede estadual de São Paulo (SP) e rede particular de ensino.

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Publicado

2021-08-09

Como Citar

Dantas Bugarin, L., Mara Martins, I., & Cristina Reis Violim, F. (2021). PEDAGOGIA DO CINEMA NA ESCOLA: A prática audiovisual como construção social e de ensino. Revista Ciências Humanas, 14(2). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2121.v14.n2.a754

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