O PAPEL DO LÍDER PARA DESENVOLVER UMA EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a703Palavras-chave:
Alta performance, Conflito, Equipe, LíderResumo
A forma de gerir pessoas e processos nas organizações tem sofrido intensas e diversas mudanças na Contemporaneidade, sobretudo, após a pandemia causada pelo vírus SARS-Cov-2. Uma tendência se sublinha: o surgimento de novas formas de condução dos negócios com a finalidade de reduzir custos, alcançar a excelência, aumentar a qualidade e maximizar os resultados. A preparação de um líder é uma ferramenta sine qua non para manter alinhada a missão, a visão e os valores de uma organização, em tempos de intensas mudanças. Empresas que sabem o impacto positivo do líder o valorizam na estratégia da empresa. Dentro deste contexto, o presente artigo objetiva expor como desenvolver uma equipe de alta performance, ambiente no qual o líder, papel fundamental na equipe, realiza uma liderança inclusiva. Em face disto, este artigo faz, também, um recorrido bibliográfico com a finalidade de analisar o papel do líder nas organizações e o desenvolvimento da equipe de alta performance, enfatizando-a como fator promotor do incremento de uma nova cultura nas organizações. De modo que se constata que esta atitude favorece a disseminação das informações e proporciona a liberdade para a participação ativa dos liderados, não só na execução das atividades, como também nas definições de maior relevância como a tomada de decisão, conscientes da importância de sua colaboração para o resultado da equipe confluindo no incentivo à diversidade dos membros e à harmonia do grupo com o estabelecimento de processos conjuntos para dirimir e solucionar problemas.
Metrics
Referências
BETTI, S. Formando equipes de Alta performance. Endeavor.2011. Disponível em: <https://endeavor.org.br/pessoas/equipes-de-alta-performance-como-chegar-la/> Acesso em 20 jun. 2020.
CARVALHAL, Eugenio. Negociação e administração de conflitos. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015.
DYER, William; DYER, Jeffrey. Equipes que fazem a diferença (Team Building). São Paulo: Editora Saraiva, 2011.
FERREIRA, Lauter Fontana. Construindo Equipes de Alta performance. Melhorando comportamentos e resultados. Rio de Janeiro: Editoria Qualitymark, 2015.
FINAMOR, Ana Ligia et al. Construção de Equipes de Alto Desempenho. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015.
FORTES, Alexandre. Você é melhor gerente ou líder? Disponível em: <https://www.alexandrefortes.com.br/voce-e-melhor-gerente-ou-lider/> Acesso em 26 jun. 2020.
HERSEY, Paul; BLANCHARD, Kenneth Hartley. Psicologia para Administradores. A Teoria e as Técnicas da Liderança Situacional. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
KASPARY, Magda Capellão; SEMINOTTI, Nedio Antonio. Os processos grupais e a gestão de equipes no trabalho contemporâneo: compreensões a partir do pensamento complexo. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 13, n. 2, p. 15-43, 2012.
MARTINELLI, Dante Pinheiro. Negociação Empresarial: Enfoque Sistêmico e Visão Estratégica. São Paulo. Editora Manole, 2002.
MCINTYRE, Scott Elmes. Como as pessoas gerem o conflito nas organizações: estratégias individuais negociais. Análise psicológica, v. 25, n. 2, p. 295-305, 2007.
MORAES, Cristina. Três dicas para ser um líder inclusivo. Disponível em: <https://crismoraes.com.br/3-dicas-para-ser-um-lider-inclusivo/> Acesso em 26 jun. 2020.
MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal. Rio de janeiro: Atlas, 1991.
PÚBLIO, Angelo. Liderança inclusiva: 6 aspectos de um líder inclusivo. Disponível em: <https://angelopublio.com.br/blog/lideranca-inclusiva> Acesso em 27 jun. 2020.
RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
SOBRAL, Sandrina; CAPUCHO, Filomena. A gestão de conflitos nas organizações: conceptualização e diferenças de género. Gestão e Desenvolvimento, n. 27, p. 33-54, 2019.
TREINTA, Fernanda Tavares et al. Metodologia de pesquisa bibliográfica com a utilização de método multicritério de apoio à decisão. Production, v. 24, n. 3, p. 508-520, 2014.
WEBER, Lilian; GRISCI, Carmem Ligia Iochins. Conexões entre trabalhadores: alternativas para além do discurso hegemônico de grupos e equipes. Organização & Sociedade, v.20, n.65, p. 207-224, 2013.
WILLIAMS, Chuck; CHAMPION, Terri; HALL, Ike. MGMT. Toronto: Cengage Learning, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ciências Humanas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.