A perspectiva da interdisciplinaridade brasileira na efetivação do professor-pesquisador na educação básica

Autores

  • Daniel de Carvalho Costa
  • Ana Maria dos Reis Taino

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2011.v4.n1.a7

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Professor-pesquisador, Ciência, Escola

Resumo

Este artigo objetiva descrever a interdisciplinaridade como uma nova postura diante do saber, a qual emerge com o intuito de auxiliar a devolver a completude originária a todo conhecimento e resgatar a participação do docente básico na construção desse saber. Assim, define-se a escola como ambiente de conhecimento, reflexo da ciência e intermediária dessa com as pessoas. Como tal, a escola oferece todo aspecto positivo relacionado à propagação dos avanços teóricos e às inovadoras descobertas que transformam e beneficiam a vida humana; mas também expõe aspectos negativos, como a fragmentação do saber, representada pelas inúmeras disciplinas que compõem o currículo e quase sempre incomunicáveis entre si; ruptura que se estende ao separar aqueles que produzem conhecimento daqueles que unicamente o divulgam. Atualmente a escola básica se contenta com a ação passiva de assimilar e divulgar tais conhecimentos, deixando de lado sua contribuição com o novo. Conclui-se demonstrando como a atitude interdisciplinar pode alterar esse quadro, valorizando a visão particular do professor, elevando-a ao patamar científico, completando e ampliando os saberes existentes.

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Publicado

2012-09-23

Como Citar

Costa, D. de C., & Taino, A. M. dos R. (2012). A perspectiva da interdisciplinaridade brasileira na efetivação do professor-pesquisador na educação básica. Revista Ciências Humanas, 4(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2011.v4.n1.a7

Edição

Seção

Artigo Original