CARTOGRAFIAS CIBERCULTURAIS DA FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIMENTAÇÕES AUTORAIS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA

EXPERIMENTAÇÕES AUTORAIS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2020.v13.n1.a604

Palavras-chave:

Cartografias, Parrhesias, Interseccionalidade

Resumo

A cibercultura, caracterizada por processos de comunicação pós-massivos, promove novas formas de ser e de viver nos tempos contemporâneos. Nesse sentido, a cibercultura é formativa, produz e molda a subjetividade dos sujeitos, tema de pesquisa deste artigo. Esta pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2018 na disciplina “Educação Estética” do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ / Brasil). Esta disciplina tem como objetivo discutir outras formas de pensar e praticar o ensino. Para atingir esse objetivo, propusemos que grupos de estudantes produzissem uma publicação on-line por meio do aplicativo de anotações do Facebook sobre problematizações ético-estético-políticas de si mesmos e em relação um ao outro. A partir dessa proposição, surgiram várias publicações sobre experiências de múltiplas intersecções (gênero, sexualidade, raça, classe), nas quais xs estudantes procuravam falar a verdade sobre si mesmos e sobre os demais, dentro de uma liberdade ética-estética-política em suas autorias, parrhasianas e interseccionais.

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Biografia do Autor

Felipe da Silva Ponte de Carvalho, UERJ

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Atualmente é bolsista de Doutorado-Sanduíche Faperj na Universidad Complutense de Madrid. Membro do Grupo de Estudos em Gênero e Sexualidade e(m) Interseccionalidades (Geni).

 

Fernando Pocahy, UERJ

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/ Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Coordenador do GENI - Grupo de Estudos em Gênero, Sexualidade e(m) Interseccionalidades na Educação e(m) Saúde. Jovem Cientista do Nosso Estado – JCNE-FAPERJ e Procientista UERJ, Professor Visitante na Universidad Complutense de Madrid.

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

Carvalho, F. da S. P. de, & Pocahy, F. (2020). CARTOGRAFIAS CIBERCULTURAIS DA FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIMENTAÇÕES AUTORAIS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA: EXPERIMENTAÇÕES AUTORAIS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA. Revista Ciências Humanas, 13(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2020.v13.n1.a604