CARTOGRAFIAS CIBERCULTURAIS DA FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIMENTAÇÕES AUTORAIS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA
EXPERIMENTAÇÕES AUTORAIS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2020.v13.n1.a604Palavras-chave:
Cartografias, Parrhesias, InterseccionalidadeResumo
A cibercultura, caracterizada por processos de comunicação pós-massivos, promove novas formas de ser e de viver nos tempos contemporâneos. Nesse sentido, a cibercultura é formativa, produz e molda a subjetividade dos sujeitos, tema de pesquisa deste artigo. Esta pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2018 na disciplina “Educação Estética” do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ / Brasil). Esta disciplina tem como objetivo discutir outras formas de pensar e praticar o ensino. Para atingir esse objetivo, propusemos que grupos de estudantes produzissem uma publicação on-line por meio do aplicativo de anotações do Facebook sobre problematizações ético-estético-políticas de si mesmos e em relação um ao outro. A partir dessa proposição, surgiram várias publicações sobre experiências de múltiplas intersecções (gênero, sexualidade, raça, classe), nas quais xs estudantes procuravam falar a verdade sobre si mesmos e sobre os demais, dentro de uma liberdade ética-estética-política em suas autorias, parrhasianas e interseccionais.
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