OS FANZINES DA BAIXADA FLUMINENSE NO ENSINO DE GEOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO: NARRATIVAS E GRAFIAS DOS BAIRROS
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2020.v13.n1.a587Palavras-chave:
ensino de geografia, Rebio Tinguá, Cartografia SocialResumo
A pesquisa contextualiza novas práticas docentes no ensino de geografia, realizadas a partir de experiências vividas por meio de oficinas ofertadas durante a formação de profissionais que vão trabalhar com o ensino de geografia na escola básica, especialmente com alunos dos cursos de licenciatura em Geografia e em Pedagogia da UFRRJ. O objetivo principal da pesquisa é analisar como os alunos de graduação em Geografia e Pedagogia utilizaram as diferentes linguagens gráficas para organizar seus fanzines no ensino de geografia. A metodologia é qualitativa e embasa-se na leitura específica e na realização de oficinas. A história dos bairros é contada pelos alunos que em sua maioria na Baixada Fluminense, permitindo a produção de um recurso didático ímpar e relevante para se trabalhar nas aulas de geografia na escola básica.
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