As classes multisseriadas e o Programa Escola Ativa: índices educacionais no município de Chapadinha – MA
Palavras-chave:
Educação do Campo, Classes Multisseriadas, Escola Ativa, Práticas PedagógicasResumo
Este artigo traz à reflexão a situação vivida nas escolas do campo em especial as de classes multisseriadas. Apresenta a Escola Ativa como um programa voltado para a aplicação de metodologia educacional que busca produzir inovações pedagógicas adequadas para professores e alunos que compõem essas classes. Tem como objetivo verificar como se comportaram os índices educacionais das classes multisseriadas a partir da implantação do Programa Escola Ativa - PEA no Município de Chapadinha – MA. Faz um apanhado histórico sobre o Programa e sua implantação no Brasil. Para isso, buscou-se fundamentação nos documentos e Leis nacionais que norteiam a Educação do Campo e normalizam a Escola Ativa e em teóricos que discutem o tema. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica e documental (análise dados estatísticos fornecidos pelo MEC e pela Inspeção Escolar do Município). A pesquisa demonstra uma redução nos índices de repetência e evasão escolar após a implantação do PEA.Metrics
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