A PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS ALUNOS DE UMA DISCIPLINA DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE FORMADORES, DA PUC-SP: o sabor da autoria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n2.a535

Palavras-chave:

Produção Acadêmica. Mestrado profissional em educação. Diário de Itinerância. Estratégia de Formação.

Resumo

Neste artigo discutimos as contribuições advindas da elaboração e publicação de uma produção acadêmica por alunos participantes de uma disciplina do curso de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores da PUC-SP. A disciplina tem por objetivo incentivar a apropriação dos saberes de maneira crítico-reflexiva, abrangendo a vida cotidiana da escola e os conhecimentos derivados da experiência dos formandos. Várias estratégias foram empregadas ao longo da Disciplina. Uma foi avaliada pelos alunos como potencialmente mobilizadora: o Diário de Itinerância; dispositivo que permite o resgate das memórias afetivas como alavanca para o trabalho com textos teóricos, oportunizando a teorização da prática. A experiência da utilização do Diário de Itinerância mobilizou o grupo de 30 alunos a publicar um livro contendo a coletânea de seus textos. Para avaliar a contribuição dessa experiência para o desenvolvimento cognitivo-afetivo dos estudantes, foi elaborado um questionário com objetivos de reconhecer a possibilidade do uso do diário de itinerância como estratégia formativa e identificar na voz de formadores de professores os significado e sentidos construídos sobre essa produção acadêmica. Os dados foram analisados com base nos princípios da Análise de Discurso e fundamentados em autores do campo da formação docente. Dentre as apreciações dos alunos destacaram-se: o processo reflexivo resultante de narrar suas próprias experiências relacionando-as com o referencial teórico discutido durante a disciplina, garantindo maior interesse e intimidade com o texto lido; a ressignificação dos saberes e práticas, percebendo que suas trajetórias profissionais fornecem um universo de ideias que possibilitam analisar os dilemas da formação docente.

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Biografia do Autor

Jeanny Silva, PUC-SP

Doutora em Psicologia da Educação (PUC-SP), Mestre em Letras (Mackenzie), especialista em ensino de Língua Portuguesa (Unicamp) e em Designer Instrucional (Federal de Itajubá). Trabalhou como coordenadora de núcleo pedagógico SEE-SP e gestora de projetos de cursos a distância na Escola de Formação de Professores EFAP/SEE-SP. Atualmente é professora de pós-graduação, ministrando diferentes cursos na área de Educação; desenvolve conteúdos para cursos EaD e atividades de monitoria e tutoria no Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores PUCSP. Tem 9 anos de experiência no campo da formação docente, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de coordenadores, prática de ensino, currículo e avaliação, competência leitora e escritora e formação de tutores e professores EaD.

Laurinda Almeida, PUC-SP

Laurinda Ramalho de Almeida cursou Pedagogia e especialização em Orientação Educacional na USP; Mestrado e Doutorado em Psicologia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, concluindo o doutorado em 1992. Atuou como professora, orientadora educacional, diretora e supervisora na Rede Pública Estadual e em órgãos centrais da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Atualmente é docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e do Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores, ambos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É lider do Grupo de Pesquisa Bases da Psicologia na Educação, no CNPq Em seu Curriculo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da Produção Cientifica são: Formação de Professores, Ensino-Aprendizagem, Psicologia da Educação, Ensino Fundamental, Ensino Público, Coordenação Pedagógica Educacional, Relações Interpessoais, Abordagem Centrada na Pessoa e Psicogenética Walloniana.

Elisa Bonafé, PUC-SP

Doutoranda em Educação: Psicologia da Educação (PUC-SP). Diretora do Núcleo Técnico do Sistema de Formação dos educadores da Rede Municipal de São Paulo (SME), monitora da Profª Drª Laurinda Ramalho de Almeida na disciplina Ação Pedagógica do Formador: saberes e práticas (PUC-SP) por quatro semestres. Tutora por dois semestres dos mestrandos do Mestrado Profissional em Educação: Formação de formadores.Título de Mestrado em Educação: Formação de Formadores pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Magistério concluído no CEFAM, graduação em Psicologia e Pedagogia. Atualmente alocada na Secretaria Municipal de Educação no setor responsável pela formação continuada dos profissionais da educação, tenho seis anos de experiência na Coordenação Pedagógica em escolas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II na Prefeitura Municipal de São Paulo. Anteriormente, atuei como professora de Educação Infantil e de Ensino Fundamental I e II em escolas particulares e públicas em redes municipais (Guarulhos) e estadual de São Paulo.

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Publicado

2019-08-31

Como Citar

Silva, J., Almeida, L., & Bonafé, E. (2019). A PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS ALUNOS DE UMA DISCIPLINA DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE FORMADORES, DA PUC-SP: o sabor da autoria. Revista Ciências Humanas, 12(2), 154-162. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n2.a535