PRÁTICAS DOCENTES E ANCORAGEM DA INCLUSÃO DE SURDOS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Lila Maria Spadoni Lemes Pontifícia universidade católica de Goiás, centro universitário de Anápolis
  • Elza Maria Silva Professora Assistente do Centro Universitário UniCerrado

DOI:

https://doi.org/10.32813/rchv11n22018artigo3

Palavras-chave:

Inclusão. Ensino superior. Educação de surdos. Representações Sociais.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso realizado numa Instituição de Ensino Superior localizada no estado de Goiás, que recebe pela primeira vez, um aluno surdo. O estudo foi construído através de observação, análise documental e aplicação de questionário aos professores do curso de Educação Física, visando avaliar como foi o processo de inclusão deste aluno. Os resultados são analisados a partir da organização da instituição, das características e história do aluno e das ideias dos professores a respeito do processo de ensino vivido diante desta nova situação. Utiliza-se a perspectiva das Representações Sociais para analisar o impacto das mudanças nas práticas dos professores, contrapondo os modelos da integração e da inclusão no ensino superior.

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Biografia do Autor

Lila Maria Spadoni Lemes, Pontifícia universidade católica de Goiás, centro universitário de Anápolis

Professora assistente da PUC GO, atua no programa de pós-graduação em educação da PUC Goiás. Professores titular do centro universitário de Anápolis

Elza Maria Silva, Professora Assistente do Centro Universitário UniCerrado

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professora Assistente do Centro Universitário UniCerrado.

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Publicado

2018-12-18

Como Citar

Spadoni Lemes, L. M., & Silva, E. M. (2018). PRÁTICAS DOCENTES E ANCORAGEM DA INCLUSÃO DE SURDOS NO ENSINO SUPERIOR. Revista Ciências Humanas, 11(2). https://doi.org/10.32813/rchv11n22018artigo3