DANÇA CIRCULAR E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: novos possíveis na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/rchv11n22018artigo2

Palavras-chave:

DANÇA CIRCULAR. EDUCAÇÃO. REPRESENTAÇÃO SOCIAL

Resumo

A partir de uma prática interdisciplinar (Educação e Psicologia), este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que objetivou conhecer as experiência da prática das danças circulares em uma disciplina de graduação. O corpus de análise foi composto por 23 diários de aula de acadêmicos de diferentes cursos de graduação (Pedagogia, Educação Especial e Terapia Ocupacional), e o diário de campo da pesquisadora complementou as análises. Contando com a perspectiva crítica da Psicologia Social e com constructos da Teoria das Representações Sociais, analisamos como esta experiência abre novos possíveis para os acadêmicos. Concluímos que as experiências da dança movimentam representações sociais e vice-versa, pois a dança sensibiliza o sujeito para a abertura à alteridade e ao mundo, afetando suas relações sociais. 

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Biografia do Autor

Tatiana Trindade, UFSM

Psicóloga, mestre em psicologia.

Adriane Roso, UFSM E HARVARD UNIVERSITY

Professora na UFSM, PPGP Psicologia. Pós-doutoranda Harvard University, Department of Psychology. MEMBRO DO GT REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, N. 66, ANPEPP

Deisi Freitas, UFSM.

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino, UFSM.
Doutora em Educação (UNICAMP)

Anniara Lima, UFSM

ACADÊMICA DE PSICOLOGIA

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Publicado

2018-12-18

Como Citar

Trindade, T., Roso, A., Freitas, D., & Lima, A. (2018). DANÇA CIRCULAR E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: novos possíveis na universidade. Revista Ciências Humanas, 11(2). https://doi.org/10.32813/rchv11n22018artigo2