GESTÃO DE FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR (ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO)
DOI:
https://doi.org/10.32813/rchv11n12018artigo8Palavras-chave:
Desenvolvimento Sustentável, Educação, Ensino Superior.Resumo
As emergentes questões ligadas ao desenvolvimento sustentável tiveram suas origens nos movimentos de preservação do meio ambiente. Com a evolução da temática para formação de uma base sustentável, acrescentou-se, ao meio ambiente, as questões econômicas e sociais, os três itens formam juntos o tripé da sustentabilidade. A educação é tida como a principal fonte de conscientização da sociedade e propagação das ideologias do desenvolvimento sustentável, e as universidades colaboram nesse processo, disseminando o pensar e o agir sustentável, devendo elas próprias serem modelos de sustentabilidade, por meio de seus eixos de atuação (ensino, pesquisa, extensão e gestão). Este estudo objetivou desenvolver um método para analisar ações, aspectos e estratégias existentes dentro de uma Instituição Federal de Ensino Superior, que contribuem para a prática do Desenvolvimento Sustentável. De natureza qualitativa, trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, um estudo de caso que se complementa com a pesquisa documental. O presente trabalho permitiu dimensionar o desenvolvimento sustentável dentro de uma IFES, em suas diversas frentes de atuação. Após a aplicação do método proposto, e apesar da fase embrionária, verificou-se o interesse da Instituição em evoluir nas questões sustentáveis. Há um extenso caminho a ser percorrido, tendo em vista que, a preocupação com as futuras gerações perpassa os limites físicos da universidade.
Metrics
Referências
• ALMEIDA, Fernando. O bom negócio da sustentabilidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
• BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento e meio ambiente: as estratégias de mudanças da agenda 21. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
• BRASIL. Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação. Disponível em: <[http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001399/139937por.pdf]>. Acesso em: 25 mar. 2015;
• BRUNSTEIN, Janete; GODOY, Arilda Schmidt; SILVA, Helio Costa. Educação para sustentabilidade nas escolas de administração. São Carlos: Rima, 2014.
• FOLADORI, Guilhermo. Limites do desenvolvimento sustentável. Campinas: Editora Unicamp, 2001.
• LEFF, E. Complexidade, Interdisciplinaridade e Saber Ambiental. In: PHILIPPI JR, A. Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus Editora, 2000. p. 19-51.
• MADEIRA, Ana Carla Fernandes Damião. Indicadores de sustentabilidade para instituições de ensino superior. 2008. 220 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia do Ambiente) – Universidade do Porto, Porto, 2008;
• MALHEIROS, Tadeu Fabrício; PÉREZ, Mario Alejandro; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce; ZUÑIGA, Christian Henríquez. Os desafios do tema sustentabilidade no ensino da pós-graduação. Brasília, DF, v. 10, n. 21, p. 537-552, 2013. Disponível em <http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/597>. Acesso em 05 set. 2016.
• MORAES, Orizimbo José. Economia ambiental: instrumentos econômicos para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Centauro, 2009.
• MORIN, E. Da necessidade de um pensamento complexo. In: Martins, F.M.; SILVA, J.M. (Org.). Para Navegar no Século XXI. 3.Ed. Porto Alegre: Sulina, Edipucrs, 2003. p.13-36;
• NUNES, Edson. Desafio estratégico da política pública: o ensino superior brasileiro. Rio de Janeiro, RJ, v. 41, n. especial, p. 103-147, 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/rap/v41nspe/a08v41sp.pdf>. Acesso em 07 set. 2016.
• PETROLA, Domingos Arthur Feitosa; NASCIMENTO, Verônica Salgueiro. Da transição de uma educação ambiental para a ideia de educação para a sustentabilidade. In: VIII Colóquio Internacional Paulo Freire, 8. 2013, Recife. Anais eletrônicos 2013. Recife: UFPe, 2013. Disponível em: <http://coloquio.paulofreire.org.br/participacao/index.php/coloquio/viii-coloquio/paper/view/99>. Acesso em 05 set. 2016.
• RABELO, Laudemira Silva; RABELO, Melca Silva; SANTOS, Narcelio José Marques; OLIVEIRA, Vladia Pinto Vidal. Os caminhos da Universidade Federal do Ceará na educação superior para o desenvolvimento sustentável. In: Seminário Reggen. 2013, Fortaleza: UFC, 2013. Disponível em http://www.seminarioreggen.ufc.br/revista/edicao-atual/5-trabalhos-apresentados/5-1-artigos/gt-c/os-caminhos-da-universidade-federal-do-ceara-na-educacao-superior-para-o-desenvolvimento-sustentavel. Acesso em 15 set. 2016.
• RABELO, Laudemira Silva; RABELO, Melca Silva; FREIRE, George Satander Sá Freire; OLIVEIRA, Vladia Ponto Vidal; LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales. A experiência do Prodema na pós-graduação brasileira: ciência para a sustentabilidade na UFC. Brasília, DF, v. 10, n. 21, p. 633 - 660, 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2013.416> Acesso em 29 set 2016.
• ROTH, Leonardo; ESPÍNDOLA, André Mauro Santos; SANTOS, Vivian Oliveira; DORION, Eric Charles Henri; FACHINELLI, Ana Cristina; SEVERO, Eliana Andréa. A estrutura do ensino superior no brasil. Florianópolis, SC, v. 6, n. 3, p. 111-126, 2013. Disponível em DOI: <http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n3p111>. Acesso em 07 set 2016.
• SAVITZ, Andrew W.; WEBER, Karl. A empresa sustentável: o verdadeiro sucesso é o lucro com responsabilidade social e ambiental. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
• SILVA, José Hamilton Gondim; GONDIM FILHO, José Hamilton; GONDIM, Darla Moreira. O futuro foi ontem?: uma leitura econômica sobre a insustentabilidade do desenvolvimento sustentável. Brasília: Qualidade, 2008.
• SILVA, Christian Luiz. Desenvolvimento sustentável: um modelo analítico integrado e adaptativo. Petrópolis: Vozes, 2006.
• SILVA, Sara Marli Magalhaes Belarmino. Histórias da universidade: trajetórias e experiências de docentes da universidade federal do ceará. 2014. 207 f. Tese (Doutorado em Educação)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
• UFC – Universidade Federal do Ceará. Plano de Logística Sustentável 2013. Disponível em: < http://www.ufc.br/images/_files/gestao_ambiental/plano_de_logistica_sustentavel_ufc.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2016.
• UFC – Universidade Federal do Ceará. Anuário Estatístico 2015 - Base 2014. Disponível em: <http://www.ufc.br/images/_files/a_universidade/anuario_estatistico/anuario_estatistico_ufc_2015_base_2014.pdf>. Acesso em: 15 set. 2016.
• UFC – Universidade Federal do Ceará. Sistema de Controle Acadêmico-SIGAA. Disponível em: < https://si3.ufc.br/sigaa/portais/discente/discente.jsf>. Acesso em: 08 dez. 2016.
• VEIGA, José Eli. Desenvolvimento Sustentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.
• VIEGAS, Socorro de Fátima da Silva; CABRAL, Eugênia Rosa. Práticas de sustentabilidade em instituições de ensino superior: evidências de mudanças na gestão organizacional. Florianópolis, SC, v. 8, n.1, p. 236-259, 2015. Disponível em <https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2015v8n1p236/28703>. Acesso em 05 set. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.