UMA RELEITURA DO PROJETO AME ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES DE FRANÇOISE DOLTO E D. W. WINNICOTT: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo23

Palavras-chave:

Relato de Experiência, Projeto Maison Verte, Françoise Dolto, Linguagem, Vínculo.

Resumo

Este relato tem por objetivo descrever as experiências como voluntária do Projeto Associação Mãos Estendidas - AME, um espaço destinado a acolher crianças com dificuldades escolares e seus responsáveis. Ao refletir sobre as mudanças ocorridas no Projeto e de construir uma práxis apoiada teoricamente utilizou-se de pesquisa bibliográfica para responder sobre a importância da presença dos adultos no Projeto, a partir de contribuições da psicanalista Françoise Dolto. Além de utilizar-se de teorias do psicanalista Winnicott para uma compreensão da importância da mãe ou cuidadora no processo de desenvolvimento infantil. Encontrou-se um Projeto já reconhecido e desenvolvido pela psicanalista e educadora Françoise Dolto, o Projeto Maison Verte que prioriza a presença dos pais. A partir dessa experiência e dos achados teóricos pode-se concluir que a participação dos pais no Projeto permitiu a entrada da criança no circuito da linguagem, sua integração social e o estabelecimento do vínculo.  

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Salamene de Oliveira Kroll, Universidade Anhanguera Uniderp

Graduação em Psicologia pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2011 - 2015) cursando pós graduação Lato Sensu em Psicoterapia de Orientação Psicanalitica pela UCDB (2017-2019). Atualmente atua como psicóloga em uma equipe multidiscplinar de atendimento ao idoso no Hospital São Julião. Tem experiência na área da Psicologia Clínica. Atendendo principalmente nas seguintes áreas: atendimento clínico individual de adolescentes e adultos, psicoterapia de orientação psicanalítica e atendimento multiprofissional do idoso. Atua também como voluntária no Centro de Educação Infantil Ananda Moy.

Referências

DOLTO, Françoise. Auto-retrato de uma psicanalista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990. Quando surge a criança. Campinas, SP: Papirus, 1996. As etapas decisivas da infância. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MILMAN, Lulli. Casa da árvore. A ética de Françoise Dolto nas favelas. REVISTA DE PSICANÁLISE. Editora Pulsional. Edição 181 – ano XVII – n° 181 de março de 2005. p. 46-53.

PAPALIA, Diane E; OLDS, Sally Wendkos e FELDMAN Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: AMGH, 2010.

WINNICOTT, Donald W. O Brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda., 1975.

A criança e seu mundo. São Paulo: LTC editora, 6º edição, 2014.

Downloads

Publicado

2017-10-24

Como Citar

Salamene de Oliveira Kroll, M. (2017). UMA RELEITURA DO PROJETO AME ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES DE FRANÇOISE DOLTO E D. W. WINNICOTT: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ciências Humanas, 10(1-1), 142-151. https://doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo23