UMA RELEITURA DO PROJETO AME ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES DE FRANÇOISE DOLTO E D. W. WINNICOTT: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo23Palavras-chave:
Relato de Experiência, Projeto Maison Verte, Françoise Dolto, Linguagem, Vínculo.Resumo
Este relato tem por objetivo descrever as experiências como voluntária do Projeto Associação Mãos Estendidas - AME, um espaço destinado a acolher crianças com dificuldades escolares e seus responsáveis. Ao refletir sobre as mudanças ocorridas no Projeto e de construir uma práxis apoiada teoricamente utilizou-se de pesquisa bibliográfica para responder sobre a importância da presença dos adultos no Projeto, a partir de contribuições da psicanalista Françoise Dolto. Além de utilizar-se de teorias do psicanalista Winnicott para uma compreensão da importância da mãe ou cuidadora no processo de desenvolvimento infantil. Encontrou-se um Projeto já reconhecido e desenvolvido pela psicanalista e educadora Françoise Dolto, o Projeto Maison Verte que prioriza a presença dos pais. A partir dessa experiência e dos achados teóricos pode-se concluir que a participação dos pais no Projeto permitiu a entrada da criança no circuito da linguagem, sua integração social e o estabelecimento do vínculo.
Metrics
Referências
DOLTO, Françoise. Auto-retrato de uma psicanalista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990. Quando surge a criança. Campinas, SP: Papirus, 1996. As etapas decisivas da infância. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MILMAN, Lulli. Casa da árvore. A ética de Françoise Dolto nas favelas. REVISTA DE PSICANÁLISE. Editora Pulsional. Edição 181 – ano XVII – n° 181 de março de 2005. p. 46-53.
PAPALIA, Diane E; OLDS, Sally Wendkos e FELDMAN Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: AMGH, 2010.
WINNICOTT, Donald W. O Brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda., 1975.
A criança e seu mundo. São Paulo: LTC editora, 6º edição, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.