UM ESTUDO SOBRE AS AÇÕES DE GERENCIAMENTO DOS MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS FRENTE AOS DESAFIOS DA FORMALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo15Palavras-chave:
Microempreendedor Individual. Empreendedorismo. Gerenciamento.Resumo
O presente trabalho descreve as ações e as formas de gerenciamento dos microempreendedores individuais em seus negócios e se justifica pela importância socioeconômica desta nova caracterização empresarial e pela projeção do crescimento de sua formalização, que retrata números e percentuais de relevante contribuição para o desenvolvimento do país. Com o objetivo de compreender os padrões de gerenciamento, o estudo se caracterizou como descritivo, de natureza quantitativa, optando-se pelo survey, com a aplicação de questionários estruturados em uma amostra de 391 empreendedores na microrregião de Varginha-MG. Pelos resultados foi possível evidenciar a existência de correlações positivas entre as variáveis escolaridade e as ações de gestão, as limitações nos padrões de gerenciamento destes empreendedores e, ainda, compreender suas prioridades, concentradas, principalmente, na satisfação momentânea do cliente e no controle financeiro do negócio.Metrics
Referências
ACS, Z. J. et al. Growth and entrepreneurship. Small Business Economics, Dordrecht, v. 39, n. 2, p. 289-300, Sept. 2012.
ASSAF NETO, A.; SILVA, C. A. T. Administração do capital de giro. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
BABBIE, E. Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
BARBERA, F.; HASSO, T. Do we need to use an accountant? The sales growth and survival benefits to family SMEs. Family Business Review, v. 26, n. 3, p. 271-292, sep. 2013.
BECCHETTI, L.; CASTELLI, A.; HASAN, I. Investment-cash flow sensitivities, credit rationing and financing constraints in small and medium-sized firms. Small Business Economics, v. 35, n. 4, p. 467-497, dec. 2010.
BORGES, C.; HASHIMOTO, M.; LIMONGI, R. To plan or not to plan? An analysis of the impact of planning on the disbanding or growth of Brazilian start-ups. Int. J. of Entrepreneurship and Small Business, v.18, N.3, p. 349 – 367, 2013.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, n. 240, p. 1-9, 15 dez. 2006.
. Congresso Nacional. Lei Complementar nº 128, de 19 de dezembro de 2008. Altera a Lei Complementar nº123, de 14 de dezembro de 2006. Diário Oficial da União. Brasil-DF, 22 dez. 2008.
________. Previdência Social. Guia do empreendedor individual. Disponível em: <http://www.previdencia.gov.br/arquivos/office/3_110718-161510-655.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2013.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.
DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. Rio de Janeiro: Sextante, 2008a.
DOLABELA, F. O segredo de Luísa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008b.
FERREIRA, L. F. F.; OLIVA, F. L.; SANTOS, S. A.; GRISI, C. C. H.; LIMA, A. C. Análise quantitativa sobre a mortalidade precoce de micro e pequenas empresas da cidade de São Paulo. Gestão & Produção, v. 19, n. 4, p. 811-823, out./dez. 2012.
FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 6-28, abr./jun. 1999.
GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Empreendedorismo no Brasil: relatório nacional. Curitiba, 2003. Disponível em: <http://www.gemconsortium.org/download/1311898856232/BRASIL%20GEM%202003.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2013.
. Empreendedorismo em Minas Gerais: 2012. Disponível em: <http://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/documento/Cartilha-Manual-ou-Livro/Pesquisa-GEM-2012#>. Acesso em: 25 jul. 2013.
HAIR JUNIOR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades@: censo demográfico 2010. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/uf.php?lang=&coduf=31&search=minas-gerais>. Acesso em: 18 jul. 2013.
JUNG, C. F. Metodologia para pesquisa & desenvolvimento: aplicada a novas tecnologias, produtos e processos. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2004.
LAS CASAS, A. L. Plano de marketing para micro e pequena empresa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
LEVIN, J. Estatística aplicada a ciências humanas. 2. ed. São Paulo: Harbra, 1987.
LÖBLER, M. L.; BOBSIN, D.; VISENTINI, M. S. Alinhamento entre o plano de negócio e o plano de tecnologia de informação das empresas: análise comparativa através dos níveis de maturidade e fatores críticos de sucesso. JISTEM J. Inf. Syst. Technol. Manag. (Online). v.5, n.1, p. 37-60, 2008.
MACHADO, H. V.; ESPINHA, P. G. Empreendedorismo e franchising: uma combinação que garante a sobrevivência? Rev. Adm. Mackenzie (Online), v.11, n.4, p. 131-153, ago. 2010.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas: amostragens e técnicas de pesquisas: elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
NECK, H. M.; GREENE, P. G. Entrepreneurship education: known worlds and new frontiers. Journal of Small Business Management, Milwaukee, v. 49, n. 1, p. 55-70, Jan. 2011.
PIZZINATTO, N. K.; PIZZINATTO, N. K.; PIZZINATTO, A. K. A abrangência promocional na alavancagem de vendas e otimização dos resultados. In: III Encontro de Marketing da ANPAD, 2008, Curitiba. Anais... III EMA ANPAD, 2008.
PORTAL DO EMPREENDEDOR. Microempreendedor individual: estatísticas do MEI. Disponível em: <http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/lista-dos-relatorios-estatisticos-do-mei>. Acesso em: 7 jan. 2014.
REIS NETO, J. F.; MUÑOZ-GALLEGO, P. A.; SOUZA, C. C. O relacionamento entre organicidade, turbulência, estratégias e desempenho da pequena empresa em um contexto periférico brasileiro. Revista ADMpg Gestão Estratégica. v. 3, n. 1, p. 111-121, 2010.
ROZZETT, K.; DEMO, G. Desenvolvimento e validação fatorial da Escala de Relacionamento com Clientes (ERC). Rev. Adm. Empresa. v.50, n. 4, p.383-395, dez. 2010.
SALGADO, J. Corpo miserável, espírito empreendedor: empreendedorismo, pobreza e desemprego no Brasil. Revista em Pauta, Rio de Janeiro, v. 10, n. 30, p. 129-147, 2012.
SALUSSE, M. A. Y.; ANDREASSI, T. O estado da arte do ensino do empreendedorismo: mapeamento e evolução. In: ENCONTRO DE ESTUDOS EM ESTRATÉGIA, 6., 2013, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves: ANPAD, 2013. 1 CD-ROM.
SARASVATHY, S. D.; VENKATARAMAN, S. Entreneurship as method: open questions for an entrepreneurial future. Entrepreneurship Theory and Practice, San Francisco, v. 35, n. 6, p. 113-135, Nov./Dec. 2011.
SCHUMPETER, J. A. Capitalism, socialism and democracy. New York: Harper and Row, 1950.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - SEBRAE. Indicadores MPE. 2013. Disponível em: <http://www.agenciasebrae.com.br/indicadores/ mpe_indicadores.pdf> Acesso em: 27 jun 2013.
STEVENSON, W. J. Estatística aplicada à administração. São Paulo: Harbra, 2001.
THEÓPHILO, C. R.; MARTINS, G. A. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
VENKATARAMAN, S. et al. Reflections on the 2010 AMR decade award: whither the promise?: moving forward with entrepreneurship as a science of the artificial. Academy of Management Review, Mississippi, v. 37, n. 1, p. 21-33, Jan./Feb. 2012.
ZOUAIN, D. M. et al. Gestão de capital de giro: contribuição para as micro e pequenas empresas no Brasil. Rev. Adm. Pública [online], v. 45, n. 3, p. 863-884, jun. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.