Comunicação Midiática, Ensino de Ciências e Sustentabilidade

Autores

  • Cidoval Morais de Sousa Universidade Federal da Paraiba, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo6

Palavras-chave:

ensino de ciência, jornalismo científico, sustentabilidade

Resumo

O propósito do presente texto é discutir, de um lado, aspectos que tensionam a relação Jornalismo Científico (JC) e Ensino de Ciências (EC) e, de outro, evidenciar questões que os aproximam, particularmente diante de uma causa comum glocal: um mundo em se combine eficiência econômica com justiça social e prudência ecológica, como premissas da construção de uma sociedade solidária e justa. A superficialidade dos conteúdos noticiosos, massificação de
uma compreensão enviesada de sustentabilidade, ausência de contexto, ênfase nos resultados são apontados, aqui, como fatores de tensão; a atualização, mobilização, sensibilização e agendamento são aspectos da cultura midiática
que, em nosso ver, favorecem a construção de parcerias. Adota-se, como suporte teórico, os enfoques CTS, que entendem a ciência como uma construção social, a comunicação pública da ciência como intrínseca ao fazer científico, o ensino de ciências como possibilidade de transformação social, e a sustentabilidade como ideal a ser perseguido pela tecnociência, agora comprometida com um mundo diferente, mas não desigual.

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Biografia do Autor

Cidoval Morais de Sousa, Universidade Federal da Paraiba, Brasil

Doutor em Ciências pela Unicamp, professor da Universidade Estadual da Paraíba, vinculado aos Programas de
Pós-graduação em Ensino de Ciências e Desenvolvimento Regional. Colabora com o PPGCTS da UFSCar.

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

de Sousa, C. M. (2017). Comunicação Midiática, Ensino de Ciências e Sustentabilidade. Revista Ciências Humanas, 10(1), 46-55. https://doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo6