Comunicação Midiática, Ensino de Ciências e Sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo6Palavras-chave:
ensino de ciência, jornalismo científico, sustentabilidadeResumo
O propósito do presente texto é discutir, de um lado, aspectos que tensionam a relação Jornalismo Científico (JC) e Ensino de Ciências (EC) e, de outro, evidenciar questões que os aproximam, particularmente diante de uma causa comum glocal: um mundo em se combine eficiência econômica com justiça social e prudência ecológica, como premissas da construção de uma sociedade solidária e justa. A superficialidade dos conteúdos noticiosos, massificação de
uma compreensão enviesada de sustentabilidade, ausência de contexto, ênfase nos resultados são apontados, aqui, como fatores de tensão; a atualização, mobilização, sensibilização e agendamento são aspectos da cultura midiática
que, em nosso ver, favorecem a construção de parcerias. Adota-se, como suporte teórico, os enfoques CTS, que entendem a ciência como uma construção social, a comunicação pública da ciência como intrínseca ao fazer científico, o ensino de ciências como possibilidade de transformação social, e a sustentabilidade como ideal a ser perseguido pela tecnociência, agora comprometida com um mundo diferente, mas não desigual.
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.