AMBIENTE, MÍDIA E SOCIEDADE: A DIFUSÃO DAS IDEIAS ECOLÓGICAS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2016.v9.n2.a320Palavras-chave:
Ecologia e sociedade. Ecologia e media. Ambiente e sociedade. Media, ambiente e política.Resumo
Analisa a relação entre ambiente e mídia e sociedade, com foco específico na divulgação das ideias ecológicas pelos meios de comunicação no Brasil, no contexto recente (1990-2010), com base no conceito de mediatização como processo social de referência. Isso implica examinar como se deu tal processo do ponto de vista histórico e processual, ou seja, que fatores explicam a hegemonia da mídia no contexto atual como principal meio em termos de visibilidade ambiental no Brasil? O que contribuiu para tal relevância? Quais os impactos da mediatização na configuração do pensamento ambiental e nas suas fontes de informação? Conclui-se que a ampla difusão das ideias ecológicas no Brasil nas últimas décadas se deve a vários segmentos que atuaram em cooperação com os medias, tais como o Estado, a comunidade científica, o empresariado do ramo dos negócios ambientais e o terceiro setor.
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