DIVERSO E IGUAL – A diversidade como reprodução
DOI:
https://doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo9Palavras-chave:
práticas sociais, cultura, diversidade e reproduçãoResumo
O presente ensaio discute a diversidade cultural na escola como parte da reprodução cultural, especialmente a apontada por Bourdieu (1992). Para o problema: a escola abandonou o seu papel original de difusão da cultura universal e tornou- se apenas o lugar de reprodução social do habitus? Levantou-se a hipótese que a escola, ao massificar-se ficou vazia de conteúdo, validando qualquer conhecimento em nome da diversidade de forma acrítica e reprodutora das práticas sociais, tornou o diverso igual e simplificado. Assim, a partir de tal hipótese, revelou-se, com elementos teóricos que adentram a Teoria Crítica, a diversidade na escola como mera reprodução.
Metrics
Referências
ADORNO, T, W. Teoria de la pseudocultura sociológica. Madrid: Taurus, 1971.
ADORNO, T.W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
ADORNO, T.W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra: 1995.
BAUMAN, Z. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
BOSI, A. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BORDIEU, P. A reprodução. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
CUCHE. D. A noção de cultura nas Ciências Sociais. Bauru: EDUSC, 1999
GERALDES, M.A.F. E ROGGERO R. Educação e diversidade: demandas do capitalismo contemporâneo. Educ. Soc. vol.32 no.115 Campinas Apr./June, 2011.
JÚNIOR J. R. S. e FERRETTI , C. J. Institucional, a Organização e a Cultura da Escola. São Paulo Xamã Editora, 2004.
SEVERINO, F.E.S. A diversidade cultural brasileira: perspectiva para uma educação de qualidade. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – pp.26 a 37 - UNICAMP - Campinas - Junqueira & Marin Editores Livro 3, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.