DIVERSO E IGUAL – A diversidade como reprodução

Autores

  • Vania Cardoso Uninove

DOI:

https://doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo9

Palavras-chave:

práticas sociais, cultura, diversidade e reprodução

Resumo

O presente ensaio discute a diversidade cultural na escola como parte da reprodução cultural, especialmente a apontada por Bourdieu (1992). Para o problema: a escola abandonou o seu papel original de difusão da cultura universal e tornou- se apenas o lugar de reprodução social do habitus? Levantou-se a hipótese que a escola, ao massificar-se ficou vazia de conteúdo, validando qualquer conhecimento em nome da diversidade de forma acrítica e reprodutora das práticas sociais, tornou o diverso igual e simplificado. Assim, a partir de tal hipótese, revelou-se, com elementos teóricos que adentram a Teoria Crítica, a diversidade na escola como mera reprodução.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vania Cardoso, Uninove

Vania Marques Cardoso, licenciada em Pedagogia no Brasil e em Ciências da Educação em Portugal, pós-graduada em educação nas áreas de gestão, coordenação e supervisão escolares e políticas públicas em educação, é mestre e doutoranda pela Uninove de São Paulo.

Referências

ADORNO, T, W. Teoria de la pseudocultura sociológica. Madrid: Taurus, 1971.

ADORNO, T.W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

ADORNO, T.W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra: 1995.

BAUMAN, Z. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

BOSI, A. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BORDIEU, P. A reprodução. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

CUCHE. D. A noção de cultura nas Ciências Sociais. Bauru: EDUSC, 1999

GERALDES, M.A.F. E ROGGERO R. Educação e diversidade: demandas do capitalismo contemporâneo. Educ. Soc. vol.32 no.115 Campinas Apr./June, 2011.

JÚNIOR J. R. S. e FERRETTI , C. J. Institucional, a Organização e a Cultura da Escola. São Paulo Xamã Editora, 2004.

SEVERINO, F.E.S. A diversidade cultural brasileira: perspectiva para uma educação de qualidade. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – pp.26 a 37 - UNICAMP - Campinas - Junqueira & Marin Editores Livro 3, 2011.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Cardoso, V. (2017). DIVERSO E IGUAL – A diversidade como reprodução. Revista Ciências Humanas, 10(1), 92-98. https://doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo9