A TELEVISÃO ABERTA NO BRASIL: CONCENTRAÇÃO E AUSÊNCIA DE POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Políticas de comunicação, Televisão aberta.

Resumo

Criada há mais de 60 anos, a televisão aberta está presente hoje na maioria dos lares brasileiros. Ao longo dos anos, a radiodifusão se consolidou com a predominância do sistema comercial e com a concentração da propriedade dos meios em poucos grupos midiáticos. A legislação do setor é antiga e a sociedade civil organizada exige um novo marco regulatório para a área. Com a Constituição Federal de 1988, um capítulo foi dedicado à Comunicação e estabeleceu que a radiodifusão deve ter finalidades culturais e educativas, valorizar a produção regional e independente e se basear na complementaridade dos sistemas público, privado e estatal. A partir de pesquisa bibliográfica, o presente artigo tem como objetivo examinar a TV aberta brasileira considerando o processo de criação e expansão do veículo; o quadro normativo que rege o setor; a ausência de políticas no campo de comunicação e os debates atuais envolvendo a abertura para novos atores sociais. Os apontamentos mostram que, além da necessidade de atualizar a legislação, faltam intervenções dos poderes públicos para garantir maior participação social e acompanhamento do serviço prestado pelas emissoras de TV.

Metrics

Other format views
311
Dec 25 '15Dec 28 '15Dec 31 '15Jan 01 '16Jan 04 '16Jan 07 '16Jan 10 '16Jan 13 '16Jan 16 '16Jan 19 '16Jan 22 '166.0
| |

Biografia do Autor

Carlos Henrique Demarchi, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP de Bauru

Doutorando e mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", na linha de pesquisa ?Gestão e Políticas da Informação e da Comunicação Midiática?. Possui graduação em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo - pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP/campus de Bauru (2007). Tem experiência nas áreas de jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Atualmente, é professor no Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSALESIANO) e ocupa o cargo de repórter legislativo em caráter efetivo na Câmara Municipal de Araçatuba (SP). Tem interesses de estudo e orientação nos seguintes temas: políticas de comunicação, radiodifusão, televisão aberta, democratização e marco regulatório das comunicações.

Downloads

Publicado

2015-12-25

Como Citar

Demarchi, C. H. (2015). A TELEVISÃO ABERTA NO BRASIL: CONCENTRAÇÃO E AUSÊNCIA DE POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO. Revista Ciências Humanas, 8(2), 74-80. Recuperado de https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/279