Resenha da Obra “Pequena Introdução à Filosofia da Educação: Escola Progressiva ou a Transformação da Escola” de Anísio Teixeira

Autores

  • Vania Marques Cardoso Uninove

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2014.v7.n1.a117

Palavras-chave:

Filosofia. Educação. Liberdade. Democracia. Escola Nova, Nova Educação

Resumo

Em 1971, morre Anísio Teixeira, edita-se uma “nova” LDB (Lei 5692/71) que desmonta o pouco de democrático, libertário e avançado que Anísio e seus companheiros do “Manifesto dos Pioneiros” de 1932 haviam conquistado na anterior (Lei 4024/61). A edição aqui resenhada é também de 1971 e discute as principais ideias presentes no livro: a relação entre filosofia e educação em torno da crítica à escola como mera reprodutora de conteúdos, que pouco contribuem para responder aos desafios da sociedade em constante mudança, e a defesa da organização escolar com foco na autonomia crítica do aluno e na construção de uma democracia, que valorize a personalidade humana, a expressão de valores individuais e o respeito pelos valores de todos, enfim, a formação integral do sujeito para a cidadania, como hoje se apresenta nos discursos oficiais das políticas públicas, nem sempre refletidos na escola.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vania Marques Cardoso, Uninove

Vania Marques Cardoso, licenciada em Pedagogia no Brasil e em Ciências da Educação em Portugal, pós-graduada em educação nas áreas de gestão, coordenação e supervisão escolares e políticas públicas em educação, é mestranda da Uninove.

Downloads

Publicado

2014-07-14

Como Citar

Cardoso, V. M. (2014). Resenha da Obra “Pequena Introdução à Filosofia da Educação: Escola Progressiva ou a Transformação da Escola” de Anísio Teixeira. Revista Ciências Humanas, 7(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2014.v7.n1.a117