VIOLÊNCIA ESCOLAR

implicações psicológicas para alunos e professores da escola moçambicanas do ensino básico

Autores

  • Ester Samuel Tovela Macuácua Universidade Pedagógica – Maputo
  • Fernando Francisco Pereira Universidade Federal de Minas Gerais do Brasil - UFMG
  • João Francisco de Carvalho Choe Universidade Pedagógica – Maputo

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2023.v16.n2.a1003

Palavras-chave:

Palavras-chave: Violência, violência escolar, implicações psicológicas

Resumo

A presente pesquisa constitui uma análise sobre as implicações psicológicas da violência escolar para alunos e professores da escola primária completa a luta continua na cidade de Maputo. Em termos metodológicos, recorremos à abordagem qualitativa, tendo como métodos de abordagem o indutivo, foi aplicada a entrevista semi-estruturada para a recolha de dados. Entrevistou se dez 14 participantes, de ambos os sexos, sendo 4 professores e 10 alunos da 7a classe. Na pesquisa, constatámos que existem na escola episódios de violência física, psicológica e verbal. A violência escolar está, em grande medida, associada ao consumo de bebidas alcoólicas. Como formas de resolução, a escola recorre à sensibilização, ao diálogo (com professores, alunos, pais e encarregados de educação), bem como à aplicação de castigos (limpeza nas salas, no pátio e nas casas de banho da escola). Em relação às implicações psicológicas, a violência escolar provoca, na EPC a luta continua, trauma, medo, isolamento, vergonha, baixa auto-estima, baixo aproveitamento pedagógico e abandono escolar.

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

Macuácua, E. S. T. ., Pereira, F. F. ., & Choe, J. F. de C. (2023). VIOLÊNCIA ESCOLAR: implicações psicológicas para alunos e professores da escola moçambicanas do ensino básico . Revista Ciências Humanas, 16(2). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2023.v16.n2.a1003