O comportamento eleitoral da Nova Direita: Análise do debate desenvolvido por Antônio Flávio Pierucci
Palavras-chave:
Comportamento Eleitoral, Nova Direita, Flávio PierucciResumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar o debate desenvolvido pelo sociólogo brasileiro Antônio Flávio Pierucci sobre o comportamento político da Nova direita durante a década de 80 e 90 na cidade de São Paulo. Além disso, pretendeu-se examinar como o autor ao fazer a sua pesquisa se apropria das escolas canônicas do comportamento eleitoral, a saber: (1) o modelo da escola sociológica (2) o modelo da “escola de Michigan” e (3) o modelo da escolha racional (rational choice theory). Com a finalidade de apresentar a temática desenvolvida por Pierucci, optou-se por percorrer por ordem cronológica os seus textos, já que os mesmos seguem nesse mesmo sentido ao analisar a conduta política dos eleitores da direita ao longo de algumas eleições. Como resultado, a análise tipológica demonstrou que a pesquisa de Pierucci se utiliza de duas teorias explicativas do voto, podendo ser classificada como do "Tipo "híbrido. A discussão feita pelo autor contribuiu de forma significativa para esta linha de pesquisa, conseguindo eliminar grandes lacunas na compreensão do modo como o eleitor decide seu voto.Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.