AVALIAÇÃO REMOTA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DA UCRANIA
Estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2023.v16.n1.a933Palavras-chave:
E-learning, Avaliação remota, COVID-19Resumo
Este estudo narra a implementação da avaliação remota durante a pandemia de COVID-19 na educação em instituições de ensino superior ucranianas, com base nas reflexões de 600 alunos e 150 educadores. Uma ampla gama de experiências de estudantes e docentes de instituições de ensino superior ucranianas foi agregada e analisada. Os dados foram coletados por meio da pesquisa Google Formas A investigação centra-se na experiência ucraniana na implementação de projetos de aprendizagem pandémica, soluções tecnológicas, sistemas de avaliação e medidas de integridade académica. O presente estudo também analisa as diversas intervenções tecnológicas de ensino, aprendizagem e avaliação introduzidas ou continuadas em instituições de ensino superior em todo o mundo, e como podem ter ajudado a reduzir a probabilidade dos alunos cometerem má conduta durante a pandemia de ensino à distância. O principal resultado implica ser necessário abordar as questões de avaliação online, trapaça e plágio em vários níveis, incluindo aumentar o conhecimento e a ética dos alunos;superar a resistência da parte conservadora dos participantes do processo educacional às inovações educacionais devido ao nível relativamente baixai de domínio das tecnologias educacionais modernas; treinar professores para detetar métodos de trapaça.
Metrics
Referências
AlAteeq, D.A., Aljhani, S., & Eesa, D.A (2020). Perceived stress among students in virtual classrooms during the COVID-19 outbreak in KSA. Journal of Taibah University Medical Sciences, 15(5), 398-403. doi : 10.1016/j.jtumed.2020.07.004
Al-Hunaiyyan, A., Alhajri, R.A., & Al-Sharha, S (2018). Perceptions and challenges of mobile learning in Kuwait. Journal of King Saud University - Computer and Information Sciences, 30(2), 279-289. doi : 10.1016/j.jksuci.2016.12.001
Almeida, Fernando & Monteiro, José (2021). The Challenges of Assessing and Evaluating the Students at Distance. Journal of Online Higher Education, v. 5, n. 1, January 2021. Retrieved from: https://www.researchgate.net/publication/348907046_The_challenges_of_assessing_and_evaluating_the_students_at_distance
Alsahou, H., Abbas, Z., & Alfayly, A (2022). The attitude of undergraduates towards E-learning considering educational and technical challenges and requirements in Kuwaiti Applied Colleges. Journal of Technology and Science Education, 12(1), 33-49. doi : 10.3926/jotse.1358
Al-Samiri, R. A (2021). English language teaching in Saudi Arabia in response to the COVID-19 pandemic: challenges and positive outcomes. Arab World English J (AWEJ). Special Issue on Covid 19 Challenges (1) 147-159. doi : 10.24093/awej/covid.11
Arnold, S (2019). Flipping the lecture: students demonstrate learning with the panopto video capture system. Proceedings of the Society for Information Technology & Teacher Education International Conference, Mar 18, 2019. Las Vegas, NV, United States. ISBN 978-1-939797-37-7. Publisher: Association for the Advancement of Computing in Education (AACE), Waynesville, NC USA. Retrieved from: https://www.learntechlib.org/p/207819/
Bozkurt, A., Ozbek, E., Yilmazel, S., Erdogdu, E., Ucar, H., Guler, E., Sezgin, S., Karadeniz, A., Sen-Ersoy, N.,Canbek, N., Dincer, G., Ari, S., & Hakan, C (2020). A global outlook to the interruption of education due to COVID-19 Pandemic: Navigating in a time of uncertainty and crisis. Asian Journal of Distance Education, 15(1), p. 1-126. Retrieved from: http://www.asianjde.org/ojs/index.php/AsianJDE/article/view/462
Brophy, Nate, Broeckelman-Post, Melissa, Nordin, Karin, Miller, Angela, Buehl, Michelle & Vomund, Jeff (2021). Pandemic Pedagogy: Elements of Online Supportive Course Design. Journal of Communication Pedagogy, 5, 95-114. doi : 10.31446/JCP.2021.2.12
Can, E (2020). Coronavirüs (COVID-19) pandemisi ve pedagojik yansımaları: Türkiye’de açık ve uzaktan eğitim uygulamaları. Açıköğretim Uygulamaları ve Araştırmaları Dergisi, 6(2), 11-53. Retrieved from: https://dergipark.org.tr/tr/download/article-file/1179832
Chirumamilla, A., Sindre, G., and Nguyen-Duc, A (2020). Cheating in e-exams and paper exams: the perceptions of engineering students and teachers in Norway. Assess. Eval. High. Educ., 45, 940–957. doi : 10.1080/02602938.2020.1719975
Cutshall, Robert & Mollick, Joseph & Bland, Eugene (2012). Use of an e-Textbook and Web-Based Homework for an Undergraduate Business Course: Students' Perceptions. Journal of the Academy of Business Education, v. 13, 1-15, 2012. Retrieved from: https://www.researchgate.net/publication/242564663_Use_of_an_e-Textbook_and_Web-Based_Homework_for_an_Undergraduate_Business_Course_Students'_Perceptions
Daniel, S. J (2020). Education and the COVID-19 pandemic. Prospects, 49, 91–96. doi : 10.1007/s11125-020-09464-3
Jones, Christopher (2008). Student Perceptions of the Impact of Web-based Homework on Course Interaction and Learning in Introductory Accounting. Issues in Information Systems, 9, 2008. Retrieved from: https://pdfs.semanticscholar.org/1093/c717ce15acae05c65a664bc5266c9e0bf999.pdf
Gamage, A. A. K., de Silva, E. K., & Gunawardhana, N (2020). Online delivery and assessment during COVID-19: Safeguarding academic integrity. Education Sciences, 10(301), 1-24. doi : 10.3390/educsci10110301
Idwan, S., Fayyoumi, E., Hijazi, H., & Matar, I (2021). COVID-19 Pandemic Endorses New Era of E-learning Case Study: Hashemite University. Journal of e-Learning and Knowledge Society, 17(2), 56-65. doi : 10.20368/1971-8829/1135416
Karimi, A., & Manteufel, R. D., & Herbert Acero, J. F (2021), Challenges in Virtual Instruction and Student Assessment during the COVID-19 Pandemic. Proceedings of ASEE Virtual Annual Conference Content Access, Virtual Conference. doi : 10.18260/1-2—36789
Khan, Zeenath Reza & Sivasubramaniam, Shivadas & Anand, Pranit & Hysaj, Ajrina (2021). ‘e’-thinking teaching and assessment to uphold academic integrity: lessons learned from emergency distance learning. International Journal for Educational Integrity, 17. doi : 10.1007/s40979-021-00079-5
Manteufel, R., Karimi, A, and Bhounsule, P (2020). Use of Phones and Online Tutors to Cheat on Engineering Exams. Proceedings of 2020 ASEE-GSW S Section Virtual Annual Conference, April 2020. Retrieved from: https://peer.asee.org/use-of-phones-and-online-tutors-to-cheat-on-engineering-exams.pdf
Meccawy, Z., Meccawy, M. & Alsobhi, A (2021). Assessment in ‘survival mode’: student and faculty perceptions of online assessment practices in HE during Covid-19 pandemic. Int J Educ Integr, 17, 16. doi : 10.1007/s40979-021-00083-9
Nenko, Y., Кybalna, N., & Snisarenko, Y (2020). The COVID-19 distance learning: insight from Ukrainian students. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e8925. doi : 10.20873/uft.rbec.e8925
Nenko, Y., Orendarchuk, O., Rudenko, L., & Lytvyn, A. (2021) Anti-crisis management in higher education institutions of Ukraine during the Covid-19 pandemic. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e12838. doi : 10.20873/uft.rbec.e12838
Okereke, M., Williams, A.E., Emmanuella, N.C., Ashinedu, N.U., & Mairaj, M.W (2020). COVID-19: challenges affecting the uptake of E-learning in pharmacy education in Africa. PanAfrican Medical Journal, 35(40). doi : 10.11604/pamj.supp.2020.35.2.23910
Pappas, I. O. & Giannakos, M. N (2021) Rethinking Learning Design in IT Education During a Pandemic. Front. Educ., 6:652856. doi : 10.3389/feduc.2021.652856
Rahayu, Retno & Wirza, Yanty (2020). Teachers’ Perception of Online Learning during Pandemic Covid-19. Jurnal Penelitian Pendidikan, 20, 392-406. doi : 10.17509/jpp.v20i3.29226
Reddy, L., Letswalo, M. L., Sefage, A. P., Kheswa, B. V., Balakrishna, A., Changundega, J. M., … & Nemakhavhani, T. E (2022). Integrity vs. Quality of Assessments: Are They Compromised on the Online Platform? Pedagogical Research, 7(2), em0121. doi : 10.29333/pr/11840
Sahu, P (2020). Closure of Universities Due to Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): Impact on Education and Mental Health of Students and Academic Staff. Cureus, 12(4).
Suryaman, M., Cahyono, Y., Muliansyah, D., Bustani, O., Suryani, P., & Fahlevi, M (2020). Covid-19 Pandemic and Home Online Learning System: Does It Affect The Quality Of Pharmacy School Learning? Systematic Reviews in Pharmacy, 11(8). Retrieved from: https://www.sysrevpharm.org/articles/covid19-pandemic-and-home-online-learning-system-does-it-affect-the-quality-of-pharmacy-school-learning.pdf
Teymori, A.N., & Fardin, M.A (2020). COVID-19 and Educational Challenges: A Review of the Benefits of Online Education. Annals of Military and Health Sciences Research, 8(3). doi : 10.5812/amh.105778
Zainuddin, Z., Shujahat, M., Haruna, H., & Chu, S. K. W (2020). The role of gamified e-quizzes on student learning and engagement: an interactive gamification solution for a formative assessment system. Comput. Educ., 145:103729. doi : 10.1016/j.compedu.2019.103729
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ciências Humanas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.