Espaço, Memória e Patrimônio: a vivência do evento e o compartilhamento do trauma
Palavras-chave:
Espaço, Memória, CatástrofeResumo
Este texto condensa um conjunto de reflexões da pesquisa de doutorado. Tal trabalho tem como objetivo discutir as perdas materiais e imateriais após a enchente que atingiu o município de São Luiz do Paraitinga no Estado de São Paulo, ocorrida nos primeiros dias do ano 2010. A catástrofe ambiental ocasionou, no funcionamento da cidade, uma situação caótica, pois destruiu edificações tombadas como patrimônio histórico, habitações comuns, vias de acesso, comércio e outros. Todos localizados em áreas próximas ao rio Paraitinga. A perda total dos objetos pessoais, tais como utensílios domésticos, documentos, fotografias e moradia, possibilitaram a construção do pressuposto que a destruição material do espaço ocupado fomentou temporariamente a descontinuidade (Lefebvre, 2006), na dinâmica socioprodutiva da cidade e a profusão dos sentimentos de incerteza e desesperança nas famílias vitimadas. Nesse contexto, foi possível apreender via um procedimento etnográfico, preocupações da população atingida que envolviam a superação das perdas materiais e imateriais provocada pelo evento crítico (Das, 1995), a reestruturação das edificações históricas e, sobretudo o compartilhamento da memória social (Halbwachs, 2011) do trauma, no qual, em seu bojo, podem-se perceber experiências derivadas das relações entre espaço, edificação (patrimônio) e corpo (memória) em um contexto fortemente marcado pela tradição.Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.