O LUGAR SOCIAL DE FALA DE LOBATO E A CULTURA CAIPIRA

Autores

  • Luzimar Goulart Gouvêa UNITAU/Professor do Departamento de Ciências Sociais e Letras

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2022.v15.n2.a893

Palavras-chave:

Monteiro Lobato, Cultura caipira, Urupês, Memória discursiva, Imaginário

Resumo

O presente texto tem como tema o lugar social de fala de Monteiro Lobato e as relações desse lugar de fala com a cultura caipira. Como perguntas norteadoras, temos: Monteiro Lobato compreende o lugar de fala do caipira e reflete, no seu discurso, essa compreensão? Este trabalho se justifica por ajudar a construir uma reflexão acerca do discurso de Lobato que incide sobre o homem da cultura caipira. Os objetivos que aqui se perseguem são: a) identificar alguns discursos atinentes à cultura caipira e b) traçar um percurso do discurso de Lobato acerca dessa cultura. Como embasamento teórico, tem-se aquilo que nos esclarecem Candido (1978; 1987), Gomes (1980), Gouvêa (2013), entre outros. A metodologia empregada será a da pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Como resultados, tem-se que Lobato, inicialmente, não enxerga o homem caipira, estabelecendo contra ele um discurso preconceituoso, negando-lhe as formas de economia e de cultura. Paulatinamente, Lobato constrói uma visão dessa cultura de maneira mais justa, embora o imaginário dela tenha para sempre ficado marcado por seus preconceitos iniciais.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BOSI, Alfredo. “Cultura e culturas brasileiras”. In: Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 308-345.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Os caipiras de São Paulo. São Paulo: Brasiliense, 1983.

CANDIDO, Antonio. Os parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Duas cidades: 1987.

FRANCO, Maria Sylvia de carvalho. Homens livres na ordem escravocrata. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1969.

FREDERICO, Enid Yatsuda. “O caipira e os outros” In: BOSI, Alfredo (org.). Cultura brasileira – Temas e situações. São Paulo: Ática, 1987.

GOMES, Paulo Emílio Salles. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

GOUVÊA, LUZIMAR GOULART. Monteiro Lobato e Mazzaroppi e o imaginário caipira. Taubaté: Casa cultura, 2013.

LAJOLO, Marisa. Monteiro Lobato – A modernidade do contra. São Paulo: Brasiliense, 1985.

______. “Jeca Tatu em três tempos” in SCHWARZ, Roberto (org.) Os pobres na Literatura Brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1983.

LOBATO, Monteiro. Problema vital. São Paulo: Brasiliense, 1951.

______. Urupês. São Paulo: Brasiliense, 1992.

______. Zé Brasil. Rio de Janeiro: Editorial Vitória Régia, 1947.

MEMMI, Albert. Retrato do colonizado precedido pelo retrato do colonizador. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

NAXARA, Márcia Regina Capelari. Estrangeiro em sua própria terra – representações do trabalhador nacional – 1870 a 1920. Dissertação de mestrado – Departamento de história, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Unicamp, 1991.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SKIDMORE, Thomas S. Black into white – Race and nationality in brazilian tought (trad. de Antonio Alves de Lima Neto). New York: Oxford University Press, 1974.

Downloads

Publicado

2022-07-05

Como Citar

Goulart Gouvêa, L. (2022). O LUGAR SOCIAL DE FALA DE LOBATO E A CULTURA CAIPIRA. Revista Ciências Humanas, 15(2). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2022.v15.n2.a893