O LUGAR SOCIAL DE FALA DE LOBATO E A CULTURA CAIPIRA
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2022.v15.n2.a893Palavras-chave:
Monteiro Lobato, Cultura caipira, Urupês, Memória discursiva, ImaginárioResumo
O presente texto tem como tema o lugar social de fala de Monteiro Lobato e as relações desse lugar de fala com a cultura caipira. Como perguntas norteadoras, temos: Monteiro Lobato compreende o lugar de fala do caipira e reflete, no seu discurso, essa compreensão? Este trabalho se justifica por ajudar a construir uma reflexão acerca do discurso de Lobato que incide sobre o homem da cultura caipira. Os objetivos que aqui se perseguem são: a) identificar alguns discursos atinentes à cultura caipira e b) traçar um percurso do discurso de Lobato acerca dessa cultura. Como embasamento teórico, tem-se aquilo que nos esclarecem Candido (1978; 1987), Gomes (1980), Gouvêa (2013), entre outros. A metodologia empregada será a da pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Como resultados, tem-se que Lobato, inicialmente, não enxerga o homem caipira, estabelecendo contra ele um discurso preconceituoso, negando-lhe as formas de economia e de cultura. Paulatinamente, Lobato constrói uma visão dessa cultura de maneira mais justa, embora o imaginário dela tenha para sempre ficado marcado por seus preconceitos iniciais.
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