ANÁLISE DE PRODUTOS EDUCACIONAIS ELABORADOS NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS DA UFSCar E NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UFOP
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n2.a584Palavras-chave:
Mestrados Profissionais, Produto Educacional, Educação Matemática, Ensino de Ciências Exatas.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise de produtos educacionais elaborados a partir das dissertações produzidas em dois Programas de Pós-Graduação na modalidade de Mestrado Profissional. Com base nos requisitos para uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, o mapeamento das produções acadêmicas da UFSCar e UFOP foi obtido pela consulta às bases de dados disponibilizadas nos respectivos sites institucionais, considerando o período de 2010 a 2017 enquanto recorte temporal. Desse modo, o corpus de análise foi composto por 75 dissertações desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da UFSCar (Campus de Sorocaba e São Carlos), especificamente da área de Matemática, conjuntamente com 95 dissertações desenvolvidas no Mestrado Profissional em Educação Matemática (PPGEDMAT) da UFOP. A análise dos produtos educacionais no programa PPGECE revelou, entre outros resultados, uma concentração de estudos no Ensino Médio com ênfase em conteúdos de função e geometria. Já a análise do PPGEDMAT evidenciou uma diversidade de temas e formatos de produtos, sendo expressiva a presença de algumas tendências da área de Educação Matemática. Contudo, concluímos que, no âmbito da gestão dos Mestrados Profissionais, seja necessário o desenvolvimento de ações constantes e articuladas, visando o diálogo e a circulação dos produtos educacionais nas escolas da Educação Básica.
Metrics
Referências
BISOGNIN, E. Produtos educacionais: análise da produção do Mestrado Profissional em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Polyphonía, UFG, v. 24, n.2, pp. 269-284, jul./dez., 2013.
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 080, de 16 de dezembro de 1998. Dispõe sobre o reconhecimento dos mestrados profissionais e dá outras providências Diário Oficial da União, Brasília, p. 14, 11 jan. 1999. Seção 1. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_CAPES_080_1998.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2018.
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 083, de 6 de junho de 2011. Diário Oficial da União, Brasília, p. 12, 11 jun. 2011. Seção 1. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/avaliacao-n/Portaria-capes-83-2011.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2018.
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 389, de 23 de março de 2017. Dispõe sobre o mestrado e doutorado profissional no âmbito da pós-graduação stricto sensu. Diário Oficial da União, Brasília, p. 61, 14 mar. 2017. Seção 1. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/24032017-PORTARIA-No-389-DE-23-DE-MARCO-DE-2017.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2018.
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 131, de 28 de junho de 2017. Dispõe sobre o mestrado e doutorado profissional. Diário Oficial da União, Brasília, p. 17, 30 jun. 2017. Seção 1. Disponível em: <https://capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/30062017-portaria-131-2017.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2018.
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 252, de 14 de novembro de 2018. Diário Oficial da União, Brasília, p. 8, 19 nov. 2018. Seção 2. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/19112018_PORTARIAS_N%C2%BA_252_E_253_DE_14_DE_NOVEMBRO_DE_2018.pdf >. Acesso em: 3 dez. 2018.
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Relatório da Avaliação Quadrienal 2013-2016: Área de Ensino. Brasília, DF. 2017. 102 f. Disponível em: <https://capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/relatorios-finais-quadrienal-2017/20122017-ENSINO-quadrienal.pdf> Acesso em: 3 dez. 2018.
KUSUKI, L.R.; OLIVEIRA, P.C. Geoespaço: um material manipulativo para o planejamento de tarefas de representação figural no Ensino Médio. Boletim Online de Educação Matemática, Joinville, v. 6, p. 37-57, 2018.
PILATTI, L.A. et al. Mestrado profissional em Ensino de Matemática: identificação de seus produtos educacionais. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v.12, n.28, p.335 - 356, 2015.
REBEQUE, P.V.; OSTERMANN, F.; VISEU, S. Os Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v.10, n.2, pp. 1-21, mai./ago, 2017.
SILVA, M.G.L.; ARAÚJO, M.F.F.; NORONHA, C.A. O estado da arte do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da UFRN a partir das dissertações e perfil dos egressos. In: Congresso Internacional sobre Investigación em Didáctica de las Ciencias, 9, 2013, pp.1915-1919. Girona: ES, 2013. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/38988512.pdf> Acesso em: 07 dez 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.