A docência e seus desafios: um olhar crítico acerca da comercialização da educação
Palavras-chave:
Políticas educacionais, Docente, FormaçãoResumo
A arte de ensinar faz parte de um campo fértil para discussões, tendo em vista que a políticas educacionais vigentes têm realizado estudos relevantes que muito corroboram para a fertilização deste solo. Dessa forma, o presente trabalho trás como centro de sua discussão um caloroso debate com relação a esta formação, seus desafios e, ainda, um olhar crítico com relação à comercialização da educação, em especial, a superior. Julgou-se necessário que para esta pesquisa fosse utilizado apenas a consulta de campo bibliográfico. Este estudo fora construído a partir de alguns questionamentos com relação às políticas de formação docente, tais como o distanciamento que existe entre a teoria e a prática educacional; as péssimas condições de trabalho a que o docente se submete; a desqualificação, ainda, de alguns professores que se encontram em sala de aula mesmo com a ampliação do ensino superior; a criação de programas do Governo Federal para a educação e o fato de esta ainda encontrar-se em condições precárias e a remuneração desleal para com os professores. Trata-se de uma pesquisa com embasamento em teóricos que possuem estudos desenvolvidos na Educação, dentre eles: Tardif (2010); Gati (2009); Oliveira (2003); Ferri (2010); Carvalho (2006), entre outros. Vale ressaltar, ainda, que este debate não se deu por encerrado, tendo em vista que o mesmo se trata de uma pequena amostra de uma pesquisa ainda maior que tem se desenvolvido ao longo de um ano e meio. Trata-se, portanto, de um trabalho de pesquisa para fins de aquisição do título de mestre em Desenvolvimento Humano, cujo tema encontra-se dissolvido nessas linhas que serão desveladas ao longo da leitura discursiva deste artigo, um dos capítulos da dissertação do supracitado mestrado.Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.