GESTÃO DE PROGRAMAS DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.32813/rchv10n22017artigo8Palavras-chave:
Qualidade de vida no trabalho, Programas de qualidade de vida no trabalho, Gestão, Instituições públicas de ensino superiorResumo
Os Programas de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT) em organizações de âmbito público estão cada vez mais comuns. Por reconhecer a importância da qualidade de vida no trabalho (QVT) é que este artigo analisa os PQVT em três instituições públicas de ensino superior localizadas no interior do estado de São Paulo, direcionando a pesquisa na atuação dos gestores desse tipo de programa. Trata-se de um estudo multicaso baseado em metodologia teórico-empírica, descritiva e exploratória, com análise documental e bibliográfica. Para a análise dos dados foram utilizados procedimentos qualitativos. Os resultados e discussão evidenciaram que os programas analisados possuem características especificas conforme as diretrizes institucionais e as demandas organizacionais e dos servidores, denotando as estratégias de gestão adotadas. Considerando os aspectos teóricos e as experiências empíricas, sugere-se algumas etapas para a implantação e/ou aprimoramento de um PQVT.
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.