“CAÇADAS DE PEDRINHO” E OS CAÇADORES DE PRECONCEITOS

Autores

  • José Carlos SEBE BOM MEIHY UNIGRANRIO

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2015.v8.n2.a290

Resumo

O presente texto tem um endereço temático polêmico: a discussão sobre leituras que assinalam preconceito na obra de Monteiro Lobato, em particular nos livros para crianças, especificamente no “Caçadas de Pedrinho”[1]. Fundamento minha abordagem apoiado em dois aspectos, um já expresso em textos anteriores, onde reclamo da necessidade de uma teoria geral sobre Lobato e sua obra, e, outro, em lições do filósofo Jacques Derrida, que qualificou a noção de desconstrução. Neste sentido, parto de uma proposta aparentemente contraditória, mas que, afinal, se explica pela decomposição de aspectos diluídos na obra em geral para, finalmente, serem reintegradas num todo explicativo. Tudo, sem perder de vista a questão do preconceito na “Caçadas de Pedrinho”

 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Carlos SEBE BOM MEIHY, UNIGRANRIO

Atualmente é professor do Programa de Pós graduação Interdisciplinar em Letras e Ciências Humanas, da Universidade do Grande Rio. É professor aposentado do Departamento de História da Universidade de São Paulo, onde obteve os títulos de doutor e livre-docente e titular respectivamente em 1975, 1981 e 1992. Ocupou, na USP, a cadeira de História Ibérica e ministrou diversas disciplinas correlatas, tais como ?Guerra Civil Espanhola? e ?Modernidade e Conquistas Ultramarinas Portuguesas?. Atuou como professor/pesquisador visitante em diversas universidades fora do Brasil, como Standford, Miami e Columbia nos Estados Unidos e na África na Universidade Agostinho Neto, em Angola. Pioneiro nos estudos de história oral no Brasil, foi um dos idealizadores da Associação Brasileira e História Oral (ABHO), tendo sido diretor regional Sudeste nos biênios de 1994-1996 e 1996-1998. Atualmente é coordenador do Núcleo de Estudos em História Oral da USP (NEHO-USP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Oral, História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: história oral, teoria e metodologia, cultura brasileira, guerra civil espanhola, literatura e movimentos migratórios. Desenvolve pesquisas sobre processos migratórios em geral, com ênfase no tema dos deslocamentos de brasileiros fora do Brasil. Na Universidade do Grande Rio pesquisa grupos migratórios para a Baixada Fluminense, analisando aspectos subjetivos da negociação de identidades regionais.

Downloads

Publicado

2015-12-25

Como Citar

SEBE BOM MEIHY, J. C. (2015). “CAÇADAS DE PEDRINHO” E OS CAÇADORES DE PRECONCEITOS. Revista Ciências Humanas, 8(2), 24-29. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2015.v8.n2.a290